O CV-Curriculum Vitae 2008 Douro Tinto, da Quinta do Vale D. Maria, destacou-se entre 184 vinhos nacionais, numa prova feita pela mais influente revista de vinhos do mundo, a The Wine Advocate. Com 95 pontos, obteve a segunda classificação mais elevada de sempre dada a um vinho tinto português pela publicação fundada por Robert Parker, o mais prestigiado crítico internacional.
Na edição agora a circular em quase 40 países, o CV-Curriculum Vitae 2008 Douro Tinto recebeu a pontuação máxima do ano para vinhos tintos 2008. Sobre este vinho, Mark Squires, o crítico da The Wine Advocate responsável pelos vinhos de Portugal, escreve: "O CV 2008 é potencialmente brilhante, não tão potente e sexy como o 2007, mas provavelmente com melhor estrutura e um maior potencial de envelhecimento. Apreciei a integração e o equilíbrio de todos os elementos, o aço por detrás do veludo, a fruta madura. É suficientemente poderoso mantendo-se elegante a meio-palato, com notas leves de compota que equilibram o ataque inicial e a vivacidade dos taninos. É sem dúvida fresco e vibrante, com leves notas compotadas. As notas marcantes de fruta no ataque inicial assentam numa super estrutura, típica de grandes vinhos!".
O Quinta Vale D. Maria 2008 Tinto ficou em terceiro lugar, ex aequo com oito outros vinhos, obtendo 93 pontos. Mark Squires descreve-o como sendo "um vinho cheio que enche o palato e é um digno sucessor do 2007, explodindo com o que eu chamo ‘aromas controlados' - significando isto que não é um vinho pesado - mas um vinho autêntico e com carácter. Deixa-nos na memória a lembrança de dizer ‘este vinho é delicioso!'". O vinho VZ 2009 Douro Branco obteve 88 pontos, também uma nota de topo.
Estas classificações vêm confirmar a consistência e qualidade dos vinhos produzidos por Cristiano van Zeller, já distinguidos em anos anteriores pela The Wine Advocate: com os vinhos da colheita de 2006 e com 92 pontos, arrecadou o primeiro lugar absoluto desse ano, na altura com o CV-Curriculum Vitae 2006 Douro Tinto e com o Quinta Vale D. Maria 2006 Douro Tinto, ex aequo com o Pintas 2006. Na prova dos vinhos da colheita de 2007, os vinhos CV-Curriculum Vitae 2007 Douro Tinto e Quinta Vale D. Maria 2007 Douro Tinto, com 93 pontos, ficaram em terceiro lugar, ex aequo com mais dois vinhos tintos portugueses. A publicação de Robert Parker só uma vez atribuiu 96 pontos a um vinho português tinto ou branco.
No coração do vale do Torto, um dos afluentes do Douro, e com cerca de 40 hectares, a Quinta do Vale Dona Maria pertence há pelo menos 200 anos à família da mulher de Cristiano van Zeller, um dos mais reconhecidos viticultores durienses. Sandra Tavares da Silva é a responsável pela equipa de enologia, contando com a vasta experiência de Cristiano no blend final, para alcançar a elegância que caracteriza os vinhos deste excepcional terroir.
Cristiano van Zeller integra o grupo conhecido como Douro Boys - os cinco mais relevantes produtores de vinhos de mesa da Região Demarcada do Douro que reúnem, além da Quinta do Vale Dona Maria/Van Zellers & Co., a Quinta do Vale Meão, Quinta do Crasto, Quinta do Vallado e Niepoort. Em 2002, esta nova geração de produtores e enólogos uniu esforços, sendo hoje considerados a força maior na promoção da face moderna dos vinhos portugueses. Sinal deste sucesso, os seus vinhos têm vindo a conquistar o mercado internacional, nomeadamente com alguns dos melhores e mais famosos vinhos recentes do Douro.
Contactos IVV
Rua Mouzinho da Silveira, 5
1250-165 LISBOA
Telefone: 21 350 67 00
Email: ivv@ivv.gov.pt
Centro de Apoio Técnico (CAT)
Telefone: 21 350 67 77
Email: apoio@ivv.gov.pt
Horários
Período normal de funcionamento: entre as 8h00 e as 20h00, nos dias úteis
Períodos de atendimento ao público: Receção, das 8h00 às 18h00
Centro de Apoio Técnico (CAT), das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h30
Nos restantes serviços, das 9h30 às 12h00 e das 14h00 às 16h30