Início\ Informação \ Notícias
Alteração nas tendências de consumo de vinhos na Noruega – espumantes, rosés e brancos em alta, tinto estagnado
De acordo com dados fornecidos pelo Vinmonopolet, a que a AICEP teve acesso, a tendência de consumo de vinhos na Noruega tem vindo a alterar-se.

De acordo com dados fornecidos pelo Vinmonopolet, a que a AICEP teve acesso, a tendência de consumo de vinhos na Noruega tem vindo a alterar-se, com o consumo de vinhos tintos praticamente estabilizado em 2010, dado que apenas registou um aumento de 0,5% face a 2009. No entanto, o consumo de vinhos espumantes, rosés e brancos registaram aumentos de 14,6%, 12,3% e 2,8%, respectivamente.

No que refere a Portugal, em 2010, as vendas de vinhos espumantes e vinhos brancos, registaram aumentos superiores aos verificados no consumo, sendo que os vinhos espumantes aumentaram as suas vendas em 24,8% e os vinhos brancos em 3,4%.

Os vinhos rosés, apesar de não terem registado um aumento superior ao consumo, verificaram também uma melhoria de 5,4% nas vendas. Contrariando esta tendência crescente, em 2010, apenas os vinhos tintos portugueses registaram uma quebra nas vendas no Vinmonopolet em 14,4%.

Portugal é o 8º maior fornecedor de vinhos da Noruega, detendo cerca de 3,4% da quota de mercado. Portugal ocupa a 5ª posição como fornecedor de vinhos rosés, 7ª nos vinhos tintos, 11ª nos espumantes e 12ª nos vinhos brancos.