Pierre Pringuet, CEO da Pernod Ricard, admitiu ao just-drinks estar "confortável" com o negócio de vinhos dentro do grupo, apesar de considerar que esta divisão não produz os mesmo resultados que a Martell, Absolut ou The Glenlivet dentro do universo do segundo maior distribuidor de bebida do mundo.
Com alguns dos concorrentes existentes no mercado a "livrarem-se" do negócio do vinho ou em processo de alienação, levantou-se novamente a questão de saber se a companhia está capacitada para estar no vasto mercado e desafiante mercado global do vinho.
Recentemente e como exemplo, a Brown-Forman vendeu Fetzer Vineyards à Vina Concha y Tora e no final do ano passado foi a vez da Constellation Brands ter chegado a acordo para a venda da maioria do negócio de vinho à private equity Champ.
A Pernod Ricard investiu tempo e dinheiro na reorganização do negócio de vinho, em 2010, reagrupando as operações em quatro marcas core, tendo vendido marcas em Espanha e na Nova Zelândia. No final do mês passado, durante a apresentação dos resultados semestrais do grupo, Pringeut admitiu que a companhia adoptou uma "posição muito selectiva" em relação ao vinho. "Não estamos interessado em entrar num corrida por volume", considerou o responsável.
A Pernod continua apostada no mercado do vinho no Reino Unido, mas quer expandir o negócio a mercados mais lucrativos, tais como os mercados de monopólio da Escandinávia e China.
De referir que o negócio do vinho representou 5% das vendas líquidas nos últimos resultados semestrais do grupo.
Fonte: Hipersuper / Victor Jorge
Contactos IVV
Rua Mouzinho da Silveira, 5
1250-165 LISBOA
Telefone: 21 350 67 00
Email: ivv@ivv.gov.pt
Centro de Apoio Técnico (CAT)
Telefone: 21 350 67 77
Email: apoio@ivv.gov.pt
Horários
Período normal de funcionamento: entre as 8h00 e as 20h00, nos dias úteis
Períodos de atendimento ao público: Receção, das 8h00 às 18h00
Centro de Apoio Técnico (CAT), das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h30
Nos restantes serviços, das 9h30 às 12h00 e das 14h00 às 16h30