Início\ Informação \ Notícias
Produtores e consumidores americanos de vinho preferem a rolha
Os Estados Unidos da América (EUA) tornaram-se no maior mercado mundial de vinhos. E os agentes do sector exigem, cada vez mais, a rolha de cortiça como vedante. Refira-se que, de acordo com um estudo, as caves que utilizam a rolha conseguem vendas superiores às congéneres que utilizam vedantes alternativos.

A AC Nielsen - empresa de informações de mercado - divulgou recentemente um estudo sobre as 100 maiores marcas de vinho do mercado norte-americano. A análise abrangeu um período de 12 semanas, a terminar no início de Fevereiro passado, e concluiu que as vendas dos vinhos vedados com rolha de cortiça aumentaram em quase 14 por cento. Por outro lado, as vendas de vinhos vedados com plásticos e cápsulas de alumínio caíram em mais de 13 por cento.

Assim, os vinhos com rolha aumentaram as suas receitas em 12 por cento, enquanto os vinhos com outros vedantes registaram uma quebra de 10,3 por cento.

"Os 100 principais vinhos americanos vedados com rolha de cortiça estão-se a vender muito melhor que os selados com vedantes alternativos e estão a conseguir preços mais altos", sublinhou Peter Weber, do "Cork Quality Council" (Conselho para a Qualidade da Cortiça). E acrescentou ser convicção daquele organismo americano que o regresso ao vedante de cortiça é uma consequência "da preferência demonstrada pelos consumidores, das vastas melhorias verificadas em termos de qualidade do produto e das crescentes limitações dos vedantes alternativos, sem esquecer a consciência, por parte do mercado, das vantagens da cortiça em termos ambientais".

Estes resultados e o inverter dos ganhos de mercado pelos vedantes alternativos não podem deixar de ser ligados ao InterCork, a campanha de promoção internacional da cortiça, que está em curso até ao próximo mês de Agosto, no âmbito da qual o mercado norte-americano é um dos alvos mais fortes em termos de acções.

O directório "CorkWatch" está a monitorizar o uso da rolha de cortiça pelas marcas americanas de vinho, sendo de realçar que conta com mais de 1.700 marcas registadas, destrinçando entre as que usam, ou não, rolha de cortiça como vedante para os seus vinhos. Tinha entrado online em Janeiro com 1.540 vinhos, provenientes de uma conceituada lista de marcas premiadas, pertencentes a mais de 50 produtores.

E a promoção da rolha contou com o apoio de personalidades marcantes do sector dos vinhos nos Estados Unidos. Nomeadamente, quatro proeminentes produtores - Richard Arrowood, Jim Bernau, Steve Rude e Ed Sbragia - pronunciaram-se em favor das características ideias da cortiça para produzir um vedante natural que seja favorável e concordante com as características e, até, com a cultura de um bom e velho vinho.

 

Fonte: APCOR