A Adega Cooperativa de Guimarães apresentou os vinhos verdes de 2010. Clientes, associados e o público, em geral, tiveram a oportunidade de conhecer os vinhos, bem como assistir a diversas palestras acerca de viticultura. Uma delas, subordinou-se ao tema dos custos associados a uma viticultura sustentável.
Fazia ainda parte do programa um passeio nas vinhas da cooperativa. No evento foi ainda apresentado o novo estatuto da região demarcada dos vinhos verdes e debatidas as perspectivas de mercado para o vinho verde. Sequeira Braga, presidente da Adega Cooperativa de Guimarães, enalteceu a "ligação aos nossos produtores" bem como a "formação técnica que permite produzir de forma eficaz".
A competitividade é o grande desafio que se coloca, "o mercado está muito exigente e os tempos antigos já não voltam", observa o engenheiro. "Temos de produzir para o mercado e não esperar que o mercado nos pague aquilo que gastamos". No lançamento dos vinhos, Sequeira Braga apresentou ainda a Vinha Vitris que se traduz num investimento da própria Adega. Trata-se de uma quinta de cerca de 10 hectares, dos quais três a quatro são agrícolas.
A Adega Cooperativa de Guimarães também mantém presente a preocupação de mostrar aos agricultores quais as perspectivas de mercado, ou seja, "produzimos, mas temos de entender o que o mercado quer e como nos vamos apresentar perante ele."
A região onde se insere a Adega Cooperativa de Guimarães é predominantemente minifúndio e faz sentido a junção em Adega Cooperativa tendo subjacente uma economia de escala que a própria Cooperativa também usa com outros gigantes do mercado de modo a mais facilmente comercializar os seus vinhos, "dessa forma chegamos a mercados para os quais sozinhos não teríamos dimensão de chegar".
No conjunto dos vinhos 2010, um deles foi recentemente premiado com a medalha de prata do One Masters Challenge. Competia entre mais de 5 mil concorrentes. O Praça de Santiago Vinhão é outro vinho com grande aceitação no mercado, no que respeita aos tintos. O Praça de Santiago Espadeiro resulta de uma casta muito rara.
A última vez que foi produzido foi em 2006. O Reserva é sempre um vinho da campanha anterior, neste caso de 2009, que só sai para o mercado em 2011. É fermentado em madeira, em casco de carvalho francês e finalmente, os mais conhecidos e mais comercializados - considerados best sellers - são o Adega Cooperativa Branco e o Adega Cooperativa Guimarães Rosé
Fonte: Expresso do Ave
Contactos IVV
Rua Mouzinho da Silveira, 5
1250-165 LISBOA
Telefone: 21 350 67 00
Email: ivv@ivv.gov.pt
Centro de Apoio Técnico (CAT)
Telefone: 21 350 67 77
Email: apoio@ivv.gov.pt
Horários
Período normal de funcionamento: entre as 8h00 e as 20h00, nos dias úteis
Períodos de atendimento ao público: Receção, das 8h00 às 18h00
Centro de Apoio Técnico (CAT), das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h30
Nos restantes serviços, das 9h30 às 12h00 e das 14h00 às 16h30