Início\ Informação \ Notícias
Vinhos da Quinta da Lixa distinguidos em Bordéus
Os vinhos Pouco Comum - Alvarinho 2010 e Terras do Minho - Touriga Nacional 2010 foram galardoados, com as medalhas de prata e bronze, respectivamente, na 35ª edição do Challenge International du Vin, em Bordéus.

Cerca de 5 mil amostras, provenientes de 38 países, foram submetidas à prova de um painel com mais de 800 provadores. Enólogos, viticultores, distribuidores e consumidores provaram durante os dias 8 e 9 de Abril e atribuíram medalhas a menos de um terço dos vinhos em prova.

Portugal foi o terceiro país mais galardoado, tendo arrecadado um total de 82 medalhas: 14 de ouro, 29 de prata e 39 de bronze. O vinho branco Pouco Comum, Alvarinho destacou-se como o único Regional Minho a ser distinguido, alcançando a Medalha de Prata.

"O vinho branco Pouco Comum - Alvarinho e o rosé Terras do Minho - Touriga Nacional são as duas novidades, da colheita de 2010, da Quinta da Lixa. Acabámos de as colocar no mercado e é para nós muito gratificante a atribuição destas medalhas. São vinhos de excepcional qualidade, em que conseguimos atingir o objectivo de colocar no mercado vinhos que fossem ao mesmo tempo complexos e fáceis de perceber pelo consumidor, no fundo vinhos com uma fantástica relação qualidade/preço.", refere o enólogo responsável Carlos Teixeira.

Se a casta Alvarinho é considerada a rainha das castas brancas, já a casta tinta Touriga Nacional é desafiante na Região dos Vinhos Verdes. De destacar que o vinho premiado com a medalha de bronze, Terras do Minho Touriga Nacional, é o primeiro vinho rosé varietal de Touriga Nacional certificado como Vinho Verde.