Início\ Informação \ Notícias
Espanha perde batalha pelo nome La Rioja
A espanha perdeu para a Argentina a batalha sobre o nome “La Rioja”. A disputa sobre a designação, semelhante nos dois países, já se arrastava há 12 anos.
Rioja Espanhola Rioja Argentina

Mais de uma década depois da batalha judicial ter tido início, um juíz argentino deu agora por concluído o processo argumentando que os vinhos da "La Rioja Argentina" se distinguem perfeitamente dos espanhóis e que não houve qualquer intenção de causar confusão. A essas duas razões, a sub-região argentina acrescentou ainda que enquanto a "La Rioja" espanhola produz vinhos tintos a partir da casta Tempranillo, a argentina apresenta sobretudo brancos, da casta autóctene Torrontes, o que por si só não dá lugar a confusões.

O desentendimento começou quando a Espanha se manifestou preocupada com a possibilidade de os consumidores poderem confundir a designação "La Rioja Argentina" com Denominação de Origem (DO) de "La Rioja" espanhola, uma das mais conhecidas marcas de vinho a nível mundial. O Conselho Regulador de Rioja deu início ao processo contra a sub-região argentina em 1999, culminando em batalha judicial. Perante estes novos desenvolvimentos, o Conselho Regulador veio já dizer que vai recorrer da sentença.

A província de "La Rioja Argentina" situa-se no nordeste do país sul-americano com o mesmo nome e foi fundada em 1591 pelos espanhóis, tendo sido os próprios colonizadores a introduzir lá a cultura de vinhas. A sub-região tem 8,200 hectares ao passo que a "La Rioja" espanhola tem 600 mil e mais de 600 adegas.

 

Fonte: Maria João de Almeida / Ana Filipa Luzia