"Há, actualmente, brasileiros que foram entronizados quando constituímos a Confraria do Vinho do Porto, em 1984, e que permanecem Confrades, actuando como Cavaleiros ou com o grau de Infanção, um dos mais altos da Confraria", explicou Luciano Vilhena Pereira, presidente do IVDP, na cerimónia.
Marcaram presença, no Brasil, além da Chancelaria (George Sandeman, o chanceler, esteve presente), o Presidente do Instituto do Vinho do Douro e Porto (que também é Confrade com o grau de Infanção) a vice-presidente do Instituto da Vinha e do Vinho e alguns presidentes das Comissões Vitivinícolas Regionais, além de produtores portugueses.
Esta acção foi a primeira de um conjunto de acções que o IVDP promove no Brasil durante o ano de 2011. Uma grande prova com a presença de mais de 70 marcas, 35 importadoras brasileiras e mais 300 vinhos realizou-se em São Paulo, no dia 29 de Abril, no emblemático Hotel Unique. No dia 3 de Maio foi a vez do prestigiado Hotel Pestana, na importante cidade de Curitiba, acolher mais uma das grandes provas organizadas pelo IVDP. Rio de Janeiro e Brasília, por seu turno, vão ser palco de mais 2 grandes provas durante o mês de Junho.
Essas acções visam dar continuidade a um programa de investimentos em marketing do IVDP num dos mercados mais estratégicos para os seus vinhos. Estes serão apresentados para um selecto público de profissionais da área de enogastronomia, restaurantes, críticos e formadores de opinião.
O Brasil em números
Mais de 2,7 milhões de garrafas de vinhos com Denominação de Origem PORTO e DOURO foram exportados em 2010 para o Brasil. Um registo ímpar que confirma aquele país como um dos mercados estratégicos para o sector, que apresenta nos últimos anos um contínuo e sustentado crescimento. No caso do Vinho do Porto, como já foi referido, trata-se do melhor registo desde 1951 e pela primeira vez ultrapassa o volume de negócios de 5 milhões de euros. No tocante aos vinhos do Douro, o ano passado foi o melhor ano de sempre, aqui também com 1,2 milhões de garrafas e um volume de negócios superior a 3,6 milhões de euros.
Se no caso dos vinhos do Porto, o Brasil é o 11º mercado mundial, em relação aos vinhos do Douro este país ocupa a 3ª posição na comercialização global. O crescimento registado nos Vinho do Porto face a 2009, e apesar da crise internacional, foi de 30,1% em quantidade e 20,6% em volume de negócios, uma performance extremamente positiva já que nos últimos 5 anos mais do que duplicou. Quanto aos vinhos com DO Douro, o crescimento registado também é importante: 15,5% em facturação e 14,6 em quantidade. Também aqui o comportamento é idêntico ao Vinho do Porto, com a vendas a crescerem mais do dobro desde 2006.
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