Início\ Informação \ Notícias
Processo Tributário de vinhos importados de Macau
Na presença do Chefe do Executivo, Chui Sai On, a Direcção-Geral da Alfândega da RPC e os Serviços de Alfândega de Macau assinaram um acordo que tem como objectivo facilitar a tributação da taxa de importação de vinhos importados via Macau.

O acordo entrou em vigor ano dia 20 de Maio, e após os exportadores de vinho se inscreverem nos Serviços de Economia, permitirá não só usufruir da respectiva taxa tributária como também reduzir o procedimento de desalfandegamento para um período de três a sete dias, além disso, caso o exportador entregue um pedido de avaliação da taxa de vinho junto dos serviços de alfândega do Interior do País, dez dias antes da importação do produto, o referido procedimento poderá ainda ser concluído em apenas um dia. 

Actualmente, esta medida vai ser executada no posto fronteiriço da Ilha de Montanha, e após um período experimental que irá de seis a nove meses, poderá estender-se a outras cidades chinesas.

Segundo dados estatísticos, em 2010, o valor das importações de vinhos para Macau alcançou 1400 milhões de patacas, dos quais cem milhões patacas foram adquiridos em exportações. No ano passado a referida importação e exportação de vinho registou um forte crescimento comparado com o ano de 2009.

Estiveram também presentes na cerimónia, o director Adjunto do Gabinete de Ligação do Governo Central Popular da China na RAEM, Li Benjun, secretário para a Segurança, Cheong Kuoc Va, o director-geral dos Serviços de Alfândega, Choi Lai Hang, o chefe do Gabinete do Chefe do Executivo do Governo da RAEM, Alexis Tam, o Subdirector da Direcção-Geral da Alfândega, Sun YiBiao, o director de Serviço de Investigação de Crime de contrabando da Direcção-Geral de Alfândega, Jin ShiFeng, o vice-chefe do Subgabinete da Direcção-Geral da Alfândega estabelecido em Guangdong, Wang KeGuang, o director-geral dos Serviços de Alfândega de Gongbei, Wang SheJian, e o vice-secretário para a Tributária da Direcção-Geral da Alfândega, Jiang Hao.