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Mercado internacional do vinho parece reflectir fim da crise
O optimismo começa a surgir no mercado internacional do vinho e, em especial nos mercados do Canadá, Estados Unidos e Reino Unido, se bem que o Japão permanece retraído.

Cerca de 67 por cento dos profissionais antecipa um aumento das suas vendas para 2011, enquanto 70 por cento espera um crescimento também para 2012, o que demonstra os resultados de um terceiro barómetro internacional de vinhos tranquilos, que parecem confirmar o fim da crise no sector.

Mas, a concorrência continua muito exigente, com uma média de apenas 8,5 origens de vinhos referenciados pelos profissionais nos seus portefólios, sobretudo proveniente de França; Itália e Espanha, que lideram as intenções de aumentar o número das mesmas.

Uma notícia positiva é que pela primeira vez em três anos, os vinhos "prémio" são considerados por 58 por cento dos actores do sector como o segmento mais dinâmico. Pelo contrário, a nota negativa é que também se constatou uma descida de crescimento da procura de vinho com Denominação de Origem Protegida (DOP) e Identificação Geográfica Protegida (IGP).

Segundo o inquérito, no qual participaram 1.500 profissionais, como agentes, importadores, distribuidores, entre outros, de 12 países, nomeadamente, Canadá; Estados Unidos; Alemanha; Bélgica; Dinamarca; Holanda; Reino Unido; Rússia, Suíça; China, Hong Kong e Japão, há algumas regiões francesas, italianas e espanholas com forte potencial de desenvolvimento durante os próximos dois anos.

 

Fonte: Confagri / Agrodigital