As comunicações apresentadas versaram assuntos integrantes do tema principal, por exemplo, de como as galerias ribeirinhas da bacia do Sado funcionam como repositórios da biodiversidade indispensáveis para a existência da vitis sylvestres (Instituto Superior de Agronomia) e o papel que a existência dessas bolsas da vitis sylvestres tiveram no aparecimento das castas autóctones portuguesas e a sua propagação, comunicações apresentadas por dois investigadores do Instituto Superior de Agronomia, Teresa Ferreira e Antero Martins.
Uma mostra arqueológica sobre a vinha e o vinho na época romana, organizada pela técnica da autarquia Marisol Ferreira e explicada pelo investigador de História Clássica, Carlos Fabião (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa), testemunhou a presença romana e a produção de vinho naquela região. Nessa mostra, composta essencialmente por ânforas romanas, destacavam-se uma crátera grega, um copo de prova romano e um punhado de grainhas datadas do I século d.C.
A finalizar este encontro, os participantes visitaram duas bolsas de vitis sylvestres existentes nas margens do rio Sado.
Contactos IVV
Rua Mouzinho da Silveira, 5
1250-165 LISBOA
Telefone: 21 350 67 00
Email: ivv@ivv.gov.pt
Centro de Apoio Técnico (CAT)
Telefone: 21 350 67 77
Email: apoio@ivv.gov.pt
Horários
Período normal de funcionamento: entre as 8h00 e as 20h00, nos dias úteis
Períodos de atendimento ao público: Receção, das 8h00 às 18h00
Centro de Apoio Técnico (CAT), das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h30
Nos restantes serviços, das 9h30 às 12h00 e das 14h00 às 16h30