Segundo o presidente da Adega Cooperativa de Pinhel, Agostinho Monteiro, no distrito da Guarda o temporal foi de tal ordem que "o chão ficou todo branco, o granizo partiu videiras, oliveiras e hortícolas e a água da chuva abriu valas no meio das vinhas e dos olivais, dificultando o amanho da terra".
"Os prejuízos são na casa dos 90 por cento", admitiu o dirigente, apontando que, pelo levantamento efetuado pela Adega Cooperativa terão sido atingidos "mais de 200 produtores de vinho e agricultores" das localidades de Pinhel, Valbom, Bogalhal, Pereiro, Gamelas e Quinta dos Bernardos.
O responsável contou que os agricultores afetados "estão desanimados" e dizem que "nem têm vontade de tratar" as propriedades.
"Já informei o governador civil da Guarda para que o problema seja colocado ao Ministério da Agricultura, porque os agricultores vão precisar de alguma ajuda", referiu Agostinho Monteiro, salientando, contudo, que os prejuízos ao nível da vinha estão cobertos pelo seguro.
O representante disse que a produção vinícola nas vinhas afetadas pela intempérie "está completamente comprometida e o trabalho dos agricultores será apenas salvar as plantas".
Os danos nas videiras "terão consequências no próximo ano, porque as plantas ficaram manchadas e partidas" e "muitas ficaram sem uma única folha", relatou.
O presidente da Adega Cooperativa de Pinhel admite que a produção vinícola deste ano ficará "com problemas graves", vaticinando que, devido ao mau tempo, "no mínimo, haverá uma redução de um milhão de quilos de uva".
Agostinho Monteiro indicou que os produtores de vinho do concelho afetados pelo temporal aguardam a deslocação de técnicos das seguradoras para que seja feita uma "avaliação rigorosa" dos dados causados nas vinhas.
Fonte: @Lusa
Contactos IVV
Rua Mouzinho da Silveira, 5
1250-165 LISBOA
Telefone: 21 350 67 00
Email: ivv@ivv.gov.pt
Centro de Apoio Técnico (CAT)
Telefone: 21 350 67 77
Email: apoio@ivv.gov.pt
Horários
Período normal de funcionamento: entre as 8h00 e as 20h00, nos dias úteis
Períodos de atendimento ao público: Receção, das 8h00 às 18h00
Centro de Apoio Técnico (CAT), das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h30
Nos restantes serviços, das 9h30 às 12h00 e das 14h00 às 16h30