Início\ Informação \ Notícias
Vinhos do Douro e Porto "defendidos" por peritos mundiais
São mais de 70 mil os visitantes esperados na Vinexpo 2011, de 19 a 23 de Junho.

O maior e mais reputado evento internacional de vinhos volta a contar com a presença do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) que há mais de 20 anos desafia estes públicos a descobrirem os vinhos únicos produzidos na Região Demarcada do Douro. Na edição deste ano, a decorrer no Parque de Exposições de Bordéus, o Instituto marca a diferença com uma série inovadora de seminários, orientada por peritos de vinhos internacionais que vão falar sobre os vinhos do Douro e Porto como se fossem naturais da Região.

Expositor desde 1989, o IVDP destaca a sua participação este ano com a realização, no stand AB341 (hall 1) de uma série inovadora de seminários orientados por peritos reconhecidos mundialmente. O programa começa no dia 20 com os workshops "Port Cocktails - Serving Ports a different way" e "Red Wines from the Douro".

No primeiro, que terá lugar às 10 horas, o austríaco Mário Hofferer irá demonstrar que o Vinho do Porto pode também ser apresentado nos mais variados cocktails. Enquanto no segundo, a realizar no mesmo dia às 15 horas, Tim Atkin, um dos mais credenciados peritos de vinhos do Reino Unido, analisará a "categoria" DOC Douro Tinto e desvendados os motivos pelos quais este contribui de maneira tão vibrante e diferenciada para um universo de vinhos cada vez mais apaixonante.

Já na quarta-feira, às 10 horas do dia 22, o IVDP promove "Rising Stars: White Wines from the Douro", com a presença do editor da revista americana Wine & Spirit, Joshua Greene. Mais tarde, às 15h00, em "Ruby versus Tauny", o crítico britânico de vinhos Stephen Brook explicará as características que diferenciam estas duas famílias de vinhos do Porto e dará conselhos sobre o seu serviço e conservação.

A feira, visitada em 2009 por cerca de 70.000 profissionais de todo o Mundo, que tem sido palco privilegiado para o IVDP divulgar os vinhos originários do Douro, conta este ano com uma novidade: "Tastings by Vinexpo", local onde serão realizadas as degustações. Para acolher o evento, criaram-se 4500 metros quadrados de salas de degustação: quatro salas em forma de laboratório, cinco salas de degustações em pé (Lounge) e um espaço cocktail. São 95000 m2 de superfície ocupados pelos melhores produtores de vinho a nível mundial.

A 16ª edição da Vinexpo contará com 2400 empresas expositoras, oriundas de 47 países.