Início\ Informação \ Notícias
Vinhos do Douro divulgados através da Wine Emotions
O centro histórico de Vila Real acolhe sexta e sábado, pelo segundo ano consecutivo, a iniciativa Wine Emotions que pretende divulgar os vinhos do Douro, promover os produtos nacionais e animar o comércio tradicional.

O presidente da Câmara de Vila Real, Manuel Martins, acredita que o Wine Emotions transforma a cidade numa "porta de entrada no Douro Vinhateiro".


Em declarações à Agência Lusa, diz acreditar que para divulgar a região do Douro "nada melhor" do que mostrar o que produz com grande qualidade, ou seja, o vinho que assume uma importância socioeconómica regional "fundamental".
Além de divulgar o vinho e os seus produtores, o autarca considera que a iniciativa "impulsiona" as pessoas ao consumo de produtos nacionais.


Este ano, a segunda edição do Wine Emotions conta com mais de 40 produtores durienses e de 150 marcas de vinho e permite comprar vinho a preços de produtor e participar em provas, eventos e animações vínicas.
As lojas, pastelarias, cafés e restaurantes do centro histórico da cidade estarão abertos, durante estes dois dias, "até tarde" levando a cabo ações de lançamento e promoções de vinhos.


Além disto, ao longo das ruas pedonais existem 'ilhas' de prova para os visitantes e população local com tintos, brancos, rosés, espumantes e portos produzidos na região do Douro.


O autarca entende que "esta atividade reforça o papel de Vila Real como 'Capital do Douro', ao se afirmar como uma "grande montra dos vinhos durienses".

Alexandra Silva, enóloga na Quinta de Fião, vê esta iniciativa como uma forma de "impulsionar a criação de uma cultura de vinho" considerando ser "essencial impulsionar a venda do vinho a copo".


Estreante no Wine Emotions, Helena Alves, produtora de vinho, vê esta iniciativa como "uma excelente forma" de promover o vinho e de apostar na divulgação de produtos regionais e nacionais.


Organizado pela autarquia de Vila Real, o Wine Emotions está inserido no Douro Emoções, uma iniciativa de animação e promoção destinada aos diversos públicos que visitam o Alto Douro vinhateiro e que envolve também os municípios de Lamego e Régua.

 

Fonte: Lusa