Início\ Informação \ Notícias
Moscatel, Riesling e Malbec “explodem” nos EU
As castas Moscatel, Riesling e Malbec registaram nos últimos dois anos um crescimento “explosivo” nos Estados Unidos. Os números, revelados recentemente, são de um estudo conduzido pela consultora Nielsen.

De acordo com a sondagem, as seis castas mais produzidas por terras norte-americanas são Chardonnay, Cabernet de Sauvignon, Merlot, Pinot Noir, Pinot Grigio e Sauvignon Blanc. Em conjunto, estas representam 64% do consumo, sendo as três castas com maior crescimento a Moscatel, a Riesling e a Malbec. Danny Brager, analista da Nielsen presente na Vinexpo na semana passada, confirmou ao Decanter.com que vinhos tranquilos produzidos a partir de Moscatel cresceram em valor e volume mais de 95% no ano passado. Foram seguidos pela Riesling com 12% em volume e pela Malbec com 49%. «Este é um crescimento explosivo. Há um par de anos, o Moscatel e a Malbec nem estavam no top 12», afirmou Brager. Os tintos de lote da Califórnia e de Bordéus mostraram também estar a crescer, com um aumento anual de 5,5%. Em sumultâneo, a Merlot está a lutar para se manter no mercado, com uma queda de 3,8% em volume enquanto a Syrah está também em queda, registando perdas na ordem dos 10,4%.

Para a Nielsen são várias as razões para este crescimento exponencial, sendo a mais forte o crescimento do poder da população hispânica nos Estados Unidos e a progressiva popularidade dos estilos enológicos mais leves. O Wine Market Council, que colaborou também no estudo, adianta que outra razão ainda que passa pelo crescente poder de duas gerações específicas no mundo do vinho: os "Millennials" (17 - 34anos) e a "Generation X" (35 - 46 anos). «Estão a promover o crescimento no sector do vinho», afirmou John Gillespie, representante do concelho. Ambas as gerações prestam especial atenção a um estilo de vida saudável, estando particularmente interessadas nos benefícios do vinho para a saúde e nos novos vinhos com baixo teor alcoólico.    

 

Fonte: http://www.mariajoaodealmeida.com / Ana Filipa Luzia