Início\ Informação \ Notícias
Douro: Quintas da região abrem as portas aos visitantes no próximo fim de semana
Cerca de 20 quintas do Douro abrem as portas gratuitamente entre os dias 23 e 24 aos turistas que queiram passear pelas vinhas, visitar adegas ou participar em provas de vinhos, anunciou hoje a Rota do Vinho do Porto (RVP).

Esta iniciativa, promovida pela RVP, com sede no Peso da Régua, pretende promover a Região Demarcada do Douro, a mais antiga região demarcada do mundo, património da humanidade desde 2001.

De portas abertas vão estar casas e quintas da região duriense, associadas da Rota do Vinho do Porto que, para além de proporcionarem provas de vinhos, vão também dar a oportunidade aos turistas de provarem os seus doces ou azeites.

Os aderentes estarão, no próximo fim-de-semana, abertos ao público gratuitamente e sem necessidade de efetuar marcação.

Uma das quintas que vai abrir as portas é a do Portal, em Sabrosa, onde os turistas poderão visitar e fazer uma prova de vinho no armazém de envelhecimento projetado pelo arquiteto Siza Vieira e que recentemente ganhou o Prémio de Arquitetura do Douro.

 No Panascal, em Valença do Douro, os visitantes poderão ser guiados pelas vinhas e adega por áudio-tour em nove idiomas e, na Casa dos Lagares, a visita à adega e museu é acompanhada de prova de vinhos de mesa e generosos acompanhados de chocolates.

A Quinta das Aveleiras, em Moncorvo, abre as portas do Museu Vinário, instalado num antigo lagar, que mostra alguns aspetos relacionados com o ciclo do vinho, e a Puri, em Carrazeda de Ansiães, dá a conhecer vinhos, azeite, biscoitos e compotas feitas com fruta colhida na região.

A RVP foi lançada em 1996, tendo a associação de aderentes surgido dois anos depois.

Entre os seus associados contabilizam-se restaurantes, produtores de vinho certificados e de casas de turismo em espaço rural.

 

Fonte: Lusa