Início\ Informação \ Notícias
Produtividade das vinhas pode cair este ano 25%
A produtividade das vinhas deve sofrer este ano uma redução na ordem dos 25 por cento, segundo as previsões do Instituto Nacional de Estatística (INE), devido aos "intensos ataques de míldio".

As Previsões Agrícolas divulgadas hoje pelo INE alertam para "as perspetivas negativas" em relação à vinha, devido aos "intensos ataques de míldio, ocorridos ao longo do ciclo vegetativo, a fazerem prever diminuições de produtividade na ordem dos 25 por cento".

Segundo o relatório do INE, "a intensidade dos prejuízos dependeu, entre outros fatores, da suscetibilidade das castas à doença e da oportunidade e eficácia dos tratamentos fitossanitários realizados, sendo que em muitos casos a produção ficou irremediavelmente perdida".

As previsões apontam para uma redução de 25 por cento no rendimento unitário nas vinhas para vinho e de 10 por cento nas vinhas para uva de mesa.

Segundo o relatório, o desenvolvimento de doenças foi motivada pelas condições climatéricas observadas ao longo do ciclo de desenvolvimento da vinha, em especial durante os meses de abril e maio, com a conjugação de temperaturas, precipitação e humidades relativas elevadas a revelarem-se altamente favoráveis ao desenvolvimento de doenças criptogâmicas, sobretudo do míldio, que se instalou em muitas vinhas numa fase em que esta cultura é particularmente sensível a estes ataques".

 

Fonte: Lusa