Início\ NewsLetter \ Newsletter n.º 10
01. Recuperação para a Biblioteca do IVV, IP

N.º 10 >> Agosto 2011
O Essencial sobre o Sector Vitivinícola

 

01. Recuperação para a Biblioteca do IVV, IP.

Uma biblioteca deve reunir e organizar colecções de documentos tendo em vista a posterior divulgação e disponibilização, onde se conjugam dois conceitos importantes como a informação e a cultura. Assim, desde que reabriu, em Setembro de 2010, a Biblioteca do IVV, I.P. tem tido como um dos objectivos prioritários a conservação de obras que são transversais às várias temáticas e subtemáticas ligadas à vinha e ao vinho.

Neste sentido, e envolvendo algum esforço financeiro, recuperaram-se cerca de 7.400 livros, revistas e documentos diversos que se encontravam depositados nos arquivos do Catujal em condições muito precárias e cuja recuperação envolveu um trabalho exaustivo de higienização e desinfestação página a página.

Destas 7.400 peças, não previamente catalogadas, e após uma selecção sumária, cerca de 20% são importantes documentos históricos e científicos, alguns datados dos séculos XVIII e XIX. Dos restantes 80% existem obras repetidas com interesse na temática da vinha e do vinho que poderão ser doadas a bibliotecas especializadas ou investigadores interessados e livros e revistas aparentemente sem interesse mas que têm de ser escrupulosamente vistos não vá existirem artigos ou capítulos com informação relevante para investigadores.  

Um dos aspectos mais interessantes desta recuperação/avaliação é que os fundos relativos à Federação dos Vinicultores do Centro e Sul de Portugal e à Junta Nacional do Vinho ficaram mais enriquecidos.