"Personagens vão representar e lembrar alguns dos episódios da história do Vinho Madeira", afirmou, numa conferência de imprensa no Funchal, Conceição Estudante, adiantando que esta é uma das novidades do certame que vai decorrer na baixa da capital da Região.
A responsável explicou que os visitantes vão poder ver dramatizações teatrais de momentos históricos onde esteve em destaque o Vinho Madeira, como o brinde à independência dos Estados Unidos, ou o gosto de várias personalidades, como Winston Churchill.
A história da personagem Falstaff, de William Shakespeare, acusado de trocar a sua alma por um cálice de Vinho Madeira ou de um duque inglês, condenado à morte, que escolheu ser afogado dentro de um barril de Vinho Madeira são outros exemplos que a festa vai retratar.
"O objetivo é reavivar e recontar", declarou Conceição Estudante, reconhecendo que, apesar do "contexto limitado" do ponto de vista financeiro, foi possível "introduzir algumas novidades" na animação.
A iniciativa, um dos cartazes na animação turística da Madeira, tem este ano um orçamento de 115 mil euros - menos dez mil euros que em 2010 - e arranca no domingo, no Jardim Municipal, com a VIII Semana Europeia de Folclore, onde vão atuar, até dia 31, sete grupos, três dos quais estrangeiros, sempre às 21:00.
De 31 e até ao final do evento, na placa central da Avenida Arriaga, junto à Sé Catedral, decorrem as representações teatrais sobre episódios ligados Vinho Madeira no mundo a partir das 19:00.
Ainda na mesma avenida, produtores de vinho de mesa e de Vinho Madeira mostram e dão a provar os seus produtos, podendo ainda os visitantes ver o pisar da uva e assistir a atuações etnográficas e de música tradicional.
A 03 de setembro, a organização reservou a realização da vindima ao vivo no Estreito de Câmara de Lobos, à qual se segue o cortejo etnográfico até ao lagar, culminando a festa, no dia seguinte, com um festival de cocktails de Vinho Madeira.
A secretária Regional do Turismo e Transportes adiantou que a Festa do Vinho da Madeira envolve cerca de 1.150 pessoas, a esmagadora maioria nos atividades que vão animar a baixa do Funchal.
Conceição Estudante acrescentou que numa que a hotelaria está, neste momento, com uma "taxa de ocupação de 70 por cento" em 31.000 camas disponíveis - "oito pontos percentuais acima do ano passado" -, admitindo que este valor pode subir nos dias que antecedem o evento.
Fonte: Lusa
Contactos IVV
Rua Mouzinho da Silveira, 5
1250-165 LISBOA
Telefone: 21 350 67 00
Email: ivv@ivv.gov.pt
Centro de Apoio Técnico (CAT)
Telefone: 21 350 67 77
Email: apoio@ivv.gov.pt
Horários
Período normal de funcionamento: entre as 8h00 e as 20h00, nos dias úteis
Períodos de atendimento ao público: Receção, das 8h00 às 18h00
Centro de Apoio Técnico (CAT), das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h30
Nos restantes serviços, das 9h30 às 12h00 e das 14h00 às 16h30