Início\ Informação \ Notícias
Vinho: Produção na Madeira estimada nas 3.400 toneladas com escoamento garantido
O secretário do Ambiente e Recursos Naturais da Madeira, Manuel António Correia, afirmou hoje que a produção de uvas estimada este ano na ordem das 3.400 toneladas tem escoamento garantido.

"Quero assegurar a todos os produtores que toda a produção será escoada, porque trabalhamos articuladamente com a indústria e as intenções de compra manifestadas por estes cobrem toda a produção prevista", declarou Manuel António Correia, no Estreito de Câmara de Lobos, onde decorreu a tradicional vindima ao vivo integrada no programa da Festa do Vinho Madeira que contou também com a presença da secretária regional do Turismo, Conceição Estudante.


O governante madeirense aproveitou a ocasião para informar os produtores que o Governo Regional decidiu "apoiar a retirada das uvas que por razões climatéricas não atinjam os exigidos nove graus", compensação que será de 60 cêntimos por quilo, no caso de os agricultores entregarem as uvas para outros fins, e 50 cêntimos se preferirem ficar com a produção.


"Estão criadas as condições para manter a aposta na qualidade do vinho, o que é fundamental para sermos competitivos no mercado, mas atende-se também a razões sociais mantendo os rendimentos", argumentou Manuel António Correia.


Este responsável do Executivo madeirense salientou que este ano se verifica "uma vindima tardia" na região, pelo que o objetivo do Governo Regional foi "prevenir a possibilidade de as uvas não atingirem a maturação desejada através desta ajuda".


Acrescentou que cerca de 150 agricultores poderão ter "sérios prejuízos" por outras razões, anunciando que estes casos serão acompanhados individualmente e avaliados estatisticamente aquando da entrega das uvas.


Por seu turno, a secretária do Turismo, Conceição Estudante, realçou o "sucesso muito saboroso" deste evento, que reuniu muitas pessoas naquela localidade do concelho de Câmara de Lobos.


Referiu que os 76 por cento de taxa de ocupação hoteleira neste momento na região indicam que é necessário "pensar para o futuro agregar novas experiências, trazer novos parceiros e divulgar mais este programa" da Festa do Vinho.


Salientou que, sendo a Madeira uma região produtora de vinho, esta é "uma temática com potencial enorme para ser desenvolvido" e apontou que poderão ser elaborados programas pelos agentes hoteleiros que agreguem a componente lúdica com a cultural e histórica.


Conceição Estudante sugeriu a criação, em setembro, o mês das vindimas, de "um programa continuado, com  semanas culturais, gastronómicas, por exemplo, elaborados pelos agentes hoteleiros que são iniciativas rentáveis".
A Festa do Vinho Madeira decorreu de 28 de agosto a 04 de setembro, sendo um dos cartazes de animação turística da região no qual o Governo Regional investiu este ano 115 mil euros.

Fonte: Lusa/ AMB