Início\ Informação \ Notícias
Touriga Nacional e Arinto
In: Revista Massachusetts Beverage Business – Julho 2009

Num artigo publicado na revista Massachusetts Beverage Business de Julho 2009, Bill Nesto expressa a sua opinião relativa à utilização em marketing das chamadas variedades "de assinatura".

Concretamente no caso português, interroga-se se não seria vantajoso, para o mercado de exportação, a aposta em apenas uma ou duas destas variedades, de entre as numerosas variedades autóctones.

 Elege duas variedades às quais reconhece potencial para o efeito, uma tinta e uma branca, referindo ainda uma potencial sinergia neste "dueto vínico": Touriga Nacional e Arinto

 Analisa de seguida as duas castas, à luz dos requisitos que considera necessários ver preenchidos para atingir este objectivo, designadamente:

  • A associação, a nível do mercado internacional, destas castas com Portugal;
  • A utilização de nomes fáceis de pronunciar, para os anglófonos em particular;
  • A produção de vinhos monovarietais passíveis de valorização pelos consumidores;
  • A sustentabilidade da produção quer em termos de volume, quer de qualidade;
  • Serem castas adaptáveis a um largo leque de condições culturais no território nacional;
  • Serem castas com "história", característica de grande utilidade em termos de marketing;
  • A capacidade de envelhecer em garrafa, que pode aumentar o prestígio e valor do vinho.

 Descreve ainda um pouco da história e características dos vinhos produzidos a partir destas duas castas.