Início\ Informação \ Notícias
Campanha das Vindimas na Covilhã
Até dia um de Outubro a cooperativa está a receber a produção dos associados, mas as perspectivas do presidente da direcção não são as melhores.

Matos Soares refere que a campanha de 2011 deverá registar uma quebra na produção "houve zonas afectadas pelo mau tempo" e pelos intensos "ataques de míldio ocorridos ao longo do ciclo vegetativo". No entanto Matos Soares acredita que "a qualidade deverá manter-se". Em algumas zonas da região a produção poderá registar uma quebra na ordem dos 60%, "a intensidade dos prejuízos depende da eficácia dos tratamentos fitossanitários realizados", sendo que em muitos casos a produção ficou parcialmente perdida.

Reforçar a aposta no sector comercial continua a ser uma grande prioridade da cooperativa. Matos Soares admite que "a situação está um pouco melhor e temos agora oportunidade de entrar em mercados como o Brasil e a China; espero que os contactos que já fizemos possam trazer bons resultados".

A adega cooperativa da Covilhã apostou também, no passado mês de Abril, no lançamento do "Terras de Belmonte" branco (vinho Kosher), uma parceria com a Comunidade Judaica de Belmonte. Francisco Matos Soares garante que "apesar da quantidade limitada a experiência foi positiva e vamos esta semana avançar para uma nova colheita".

 

Fonte: Rádio Cova da Beira