Início\ Informação \ Notícias
Vindimas atípicas em Champagne
A região de Champagne confirmou na semana passada que as vindimas deste ano são já consideradas das mais atípicas da história da região. Na origem da situação está, como seria de esperar, as condições climáticas que afectaram um pouco toda a Europa.

Apesar da segunda quinzena de Agosto ter sido relativamente quente, especialistas do organismo de comércio da região (CIVC) foram supreendidos por uma maturação lenta que se traduz em níveis de açúcar bastante baixos. «Foi a primeira vez que os níveis de açúcar não subiram durante a estação quente... Estamos a explorar o problema mas até agora não temos respostas», admitiu Herve Jestin, consultor de várias propriedades na região de Côtes des Blancs. De acordo com o consultor, uma primavera anormalmente quente seguida por um Verão fresco e húmido são a principal causa dos desafios que os produtores da região têm pela frente. «É difícil imaginar uma vindima mais complicada... Alguns produtores perderam uma grande quantidade de fruta e aqueles a quem isso não aconteceu vão ter problemas de podridão na adega», explicou Jestin.

Grande parte dos produtores deu início às vindimas a 26 de Agosto, com chuvas torrenciais que provocaram grande preocupação. «Estes vinhos de 2011 são equilibrados e têm boa acidez, no entanto estamos preocupados com a estrutura dos mesmos», disse ao Decanter.com Eric De Souza, um produtor de Avize. Rene Jestin refere que a adição de açúcar deverá ser necessária.

 

Fonte: http://www.mariajoaodealmeida.com / Ana Filipa Luzia