Quinta das Bágeiras é um dos nomes fortes da região da Bairrada, a Aveleda ocupa um lugar cimeiro nos vinhos verdes e a Noval e a Niepoort são duas marcas reputadas de vinhos do Porto e do Douro.
Para Mário Sérgio Alves, o homem-forte da Quintas das Bágeiras, fazer parte desta seleção mundial "representa um prémio para o estilo natural e tradicional, mas não retrógrado," de produzir vinhos, que inclui, nomeadamente, "fermentação em lagar" tradicional.
"Significa também uma viragem que está hoje a acontecer numa região, a Bairrada, que já esteva no topo", acrescentou Mário Sérgio Alves, que se tornou desde os finais dos anos 80 do século passado um nome conhecido no meio enófilo com os seus vinhos.
A Quinta das Bágeiras possui 22 hectares de vinha em Fogueira, Sangalhos, ou seja, em plena Bairrada, produzindo cerca de 120 mil garrafas de vinho por ano, "entre espumantes, que representam 60 por cento do total, brancos e tintos".
Mário Sérgio Alves lembra-se que foi "em Março" que enviou "três vinhos" para a revista, um tinto e dois brancos, um destes de 1994, e todos eles foram premiados com mais de 90 pontos, numa escala que vai até aos 100.
Nos brancos, as castas predominantes nestes vinhos são a Maria Gomes (Fernão Pires, noutras regiões) e Bical e nos tintos reina a Baga.
Na Quinta da Aveleda, em Penafiel, distinções como esta já não são uma novidade, mas o administrador António Azevedo Guedes aponta dois "grandes significados" a esta recebida agora: a empresa vê o seu "trabalho reconhecido a nível internacional" e pode reforçar a divulgação dos seus vinhos nos Estados Unidos e Canadá.
"No fundo, a distinção premeia muito a consistência da qualidade oferecida pela Quinta da Aveleda", resume o mesmo responsável.
Maior produtor e exportador português de vinhos verdes, a Aveleda viu a Wine&Spirits premiar os seus vinhos Quinta da Aveleda e Follies (Aveleda Alvarinho, só para o mercado dos Estados Unidos) também com notas superiores a 90 pontos, o que é um trunfo para a promoção e divulgação da marca, nomeadamente, no mercado, externo.
Fonte: Lusa/AYM.
Contactos IVV
Rua Mouzinho da Silveira, 5
1250-165 LISBOA
Telefone: 21 350 67 00
Email: ivv@ivv.gov.pt
Centro de Apoio Técnico (CAT)
Telefone: 21 350 67 77
Email: apoio@ivv.gov.pt
Horários
Período normal de funcionamento: entre as 8h00 e as 20h00, nos dias úteis
Períodos de atendimento ao público: Receção, das 8h00 às 18h00
Centro de Apoio Técnico (CAT), das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h30
Nos restantes serviços, das 9h30 às 12h00 e das 14h00 às 16h30