Tailândia
Segundo informação fornecida pela Embaixada Portuguesa em Bangkok este país ainda não dispõe de um regulamento para as análises físico-químicas relativas ao vinho.

No entanto, é necessário um certificado emitido pelo exportador que deve ser traduzido para inglês contendo alguns dados relativos às análises físico-químicas (análise sensorial; análise físico-química).

Este documento deverá certificar que determinada quantidade de vinho irá ser exportada para a Tailândia, identificando-se o remetente e o destinatário, e que tendo sido efectuadas determinações analíticas segundo os métodos oficiais ao vinho, se obtiveram resultados correspondentes em termos de análise sensorial e análise físico-química (neste ponto o documento deve incluir a lista completa dos dados dessas an&aacuteises).

O certificado deverá terminar com uma apreciação referindo que os dados das duas análises permitem concluir: "normal quanto às determinações efectuadas para um vinho do Douro", a título de exemplo caso se trate de um vinho do Douro.