Louisa Maria Fry garantiu, porém, que no próximo ano, "o IVDP irá manter as ações de promoção em todos os mercados onde está a investir", incluindo em Portugal.
A responsável pela comunicação do Instituto falava à Lusa na quarta-feira à noite em Montreal, no decurso do 9.º Salão dos Vinhos do Douro e do Porto, uma das três degustações que o Instituto organizou no Canadá, a par de Toronto e Calgary.
O Canadá é o 7.º destino de exportações do "Porto" em volume de litros e o 6.º em volume de negócios.
"É um mercado de valor acrescentado", considerou, apontando que o Canadá tinha uma quota de 2,3 por cento em litros exportados deste licoroso nos primeiros nove meses do ano e 5,1 por cento em volume de negócios".
Por outro lado, trata-se de um país de "consumidores exigentes" (em especial no Quebeque), a avaliar pelo fato de 80 por cento das vendas incidir sobre categorias especiais - LBV ("Late Bottled Vintage", "Vintages", reservas, colheitas, "Tawnies" com indicação de idade, entre outros".
No global, as vendas de "Porto" têm verificado uma "quebra ligeira", causada pela recessão económica generalizada e por fatores específicos - entre eles, os efeitos de campanhas anti álcool.
Como estratégia para o vinho do Porto, a mesma fonte defendeu ser necessário "educar os profissionais, fazendo notar que é um vinho contemporâneo" e alargar a base de consumidores com novos produtos como os "Porto" rosés ou os novos brancos de categorias especiais.
Do conjunto de novos Portos, o rosé da marca "Croft" é um dos pioneiros no mercado do Quebeque, onde está já há três anos à venda.
A oferta de vinhos de mesa é outra das grandes apostas do região do Douro, para tentar beneficiar do momento de crescente aceitação que os vinhos portugueses estão a ter.
Fonte: Lusa/EF.
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