Início\ Informação \ Notícias
Espanhóis estão a consumir menos vinho
Embora o mês de Agosto tenha sido positivo para as vendas de vinho no mercado espanhol, “nuestros hermanos” consumiram menos vinho nos primeiros oito meses de 2011.

De acordo com os dados apresentados recentemente pelo Observatório Espanhol do Mercado do Vinho (OEMV), os espanhóis estão a consumir menos vinhos nos seus lares, tendo o consumo baixado em 3,7% nos primeiros oito meses de 2011.

Até Agosto, comercializaram-se 261,5 milhões de litros de vinho por 592,1 milhões de euros, representando uma quebra de 2,9% face a igual período do ano passado.

Os dados referentes ao mês de Agosto mostram, no entanto, uma recuperação de 7,2%, em volume, e de 12,2% em valor, permitindo, assim, suavizar a perda acumulada do ano.

Entre Janeiro e Agosto de 2011, as maiores baixas no consumo de vinho foram registadas nos vinhos tranquilos, tanto com Denominação de Origem como sem DO, enquanto os cavas e vinhos espumosos mantiveram-se em alta.

Em comparação com outras bebidas, o OEMV assinala que as espirituosas e os sumos registaram uma evolução mais negativa que o vinho, enquanto a cerveja cresceu 1,8%, em volume, e a sidra subiu 1,6%.

 

Fonte: Hipersuper / Victor Jorge