De acordo com esta nota difundida pela secretaria regional do Ambiente e Recursos Naturais, a divulgação junto do mercado nipónico desta importante e tradicional produção regional é da responsabilidade do Instituto do Vinho Bordado e Artesanato da Madeira (IVBAM).
Conta com a presença de representantes de seis empresas exportadoras madeirenses e o enólogo Francisco Albuquerque.
O programa prevê a realização de 'workshops' em prestigiadas escolas de hotelaria/vinho das duas cidades, a realização de provas abertas, de masterclass e almoços vínicos de Vinho Madeira.
A 27 de outubro, em Tóquio, no final do dia e depois de 100 pessoas do setor vinícola japonês provarem Vinhos Madeira de diferentes tipos e idades, entre as cerca de 50 produções presentes, haverá um 'workshop' na escola de vinhos "Tasaki Shinya Wine Salon", destinado a cerca de 60 estudantes, onde irão ser provados seis Vinhos Madeira em harmonização com pratos confecionados pela própria escola.
Três dias depois, em Osaka, haverá uma ação semelhante na "Academy du Vin Osaka", que é uma congénere da "Academie du Vin" em Paris.
O Japão é o primeiro mercado de exportação de Vinho Madeira, fora da União Europeia, no qual o preço médio por litro é superior à média, que registou em 2010 um volume de exportação superior a 217 mil litros, o que representa um rendimento bruto de cerca de 1,1 milhão de euros.
Fonte: Lusa/AMB
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