A Quinta do Vallado, empresa produtora de vinhos do Douro, quer assegurar o crescimento das vendas, nos mercados nacional e internacional, com o lançamento de dois novos produtos que respondam a diferentes tendências. Em Portugal, a empresa vai lançar o vinho de mesa Quadrifoglio, fruto da maior procura que se regista no País por vinhos mais económicos, que será apenas comercializado nas lojas da Sonae.
A decisão de fazer um vinho para o grande consumo prendeu-se com a quantidade de uvas excedentárias da vindima de 2010. "Ficámos com mais vinho do que pretendíamos e em vez de vendermos a granel, a 20 ou 30 cêntimos o litro, decidimos fazer este vinho", justifica administrador e accionista da Quinta do Vallado, João Álvares Ribeiro. "Pode ser uma oportunidade, já que é um segmento de mercado que tem crescido muito, mesmo a nível internacional", acrescenta.
Nesta primeira experiência foram produzidas 150 mil garrafas. O Quadrifoglio poderá também seguir para outros mercados, como o Brasil, Japão, Polónia e Estados Unidos. E a pensar na exportação, a Quinta do Vallado acaba de lançar o seu primeiro Vinho do Porto Vintage, sob a sub-marca Adelaide, que surgiu em 2007 para os vinhos topo de gama da empresa. Esta insígnia pretende ser uma homenagem à Dona Antónia Ferreira, conhecida como a "Ferreirinha", tretavó dos proprietários da empresa.
"É uma experiência com nove mil garrafas da colheita de 2009, de um lote de vinho do melhor que fizemos", explica João Alvares Ribeiro. Inglaterra, países nórdicos e Brasil são os mercados onde recai a aposta da empresa, que, porém, não descura o território nacional.
A Quinta do Vallado gerou 2,6 milhões de euros de receitas no ano passado. O mercado interno valeu 60%, com o canal Horeca (hotéis, restaurantes e cafés) a representar metade desse valor. O Vinho do Porto representou 2,5% da facturação.
João Álvares Ribeiro orçamentou para este ano vendas na ordem de 3,2 milhões de euros. No entanto, já admite algum grau de incerteza na previsão, uma vez que o último trimestre teve um peso relevante no volume de negócios. "Até Agosto estávamos a crescer 15%, mas este ano vive-se ao momento", salienta.
Para impulsionar as vendas até ao fim do ano, a Quinta do Vallado fez também um contrato com o BPI para a comercialização de 700 caixas de 20 garrafas, dentro do conceito produtos de prestígio que actualmente os bancos vendem aos balcões.
Fonte: Económico / Sónia Santos Pereira
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