A iniciativa que decorreu em Lisboa tem o objectivo de promover o património vínico e gastronómico português. A exportação é tida como uma das ‘saídas' para a crise do país.
A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CV-RVV) fez questão de marcar presença no certame que privilegia a "qualidade e excelência dos produtos nacionais" para promover e dar a provar alguns dos melhores vinhos verdes produzidos no país.
Provam, Sociedade Agrícola da Casa Pinheiro, Vinhos Norte, Adega Edmun do Val, Luís Euclides Fernandes Rodrigues, Solar de Serrade, Solar do Louredo/Terras de Geraz e Quinta da Seara foram alguns dos produtores que participaram no evento.
Crescimento dos vinhos verdes
Para a CVRVV "sendo o ‘Encontro com o Vinho e Sabores' um dos mais importantes eventos gastronómicos e vínicos de Portugal, aproveita-se para mostrar o potencial que tem vindo a desenvolver e que a colocado numa posição de forte crescimento no mercado vinícola.
Refira-se ainda que a iniciativa, organizada pela ‘Revista de Vinhos', é uma das maiores provas de vinhos e sabores dirigida ao grande público.
Na edição deste ano, estiveram presentes mais de 350 produtores de vinhos, queijos, presuntos, enchidos e azeites.
João Geirinhas, responsável pela organização refere que com o aumento do IVA no sector da restauração - uma das medidas de austeridade do governo de Passos Coelho - terá como consequência uma quebra. Mas sustenta que as pessoas continuarão a consumir, embora o passem a fazer mais em casa, preferindo comprar os vinhos no supermercado.
A exportação pode vir a ser a solução para muitos produtores de vinhos. Na região do Alto Minho já são muitas as adegas que se ‘viraram' para o mercado exterior, sobretudo, para países como o Brasil e os Estados Uni-dos da América. Mas há outros mercados, na Europa, que têm mostrado uma apetência crescente para o consumo de vinhos verdes, como a Suíça, Alemanha, França ou a Finlândia, entre outros.
Fonte: Correio do Minho
Contactos IVV
Rua Mouzinho da Silveira, 5
1250-165 LISBOA
Telefone: 21 350 67 00
Email: ivv@ivv.gov.pt
Centro de Apoio Técnico (CAT)
Telefone: 21 350 67 77
Email: apoio@ivv.gov.pt
Horários
Período normal de funcionamento: entre as 8h00 e as 20h00, nos dias úteis
Períodos de atendimento ao público: Receção, das 8h00 às 18h00
Centro de Apoio Técnico (CAT), das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h30
Nos restantes serviços, das 9h30 às 12h00 e das 14h00 às 16h30