O "Nectar DiVino", assim se chama o concurso, vai decorrer no Hotel Yeatman Porto, em Vila Nova de Gaia. Os vinhos serão avaliados em prova cega por enólogos, viticultores e proprietários de todas as quintas envolvidas. No final da prova, ficarão apurados os vencedores na "Categoria Base", as gamas de entrada, e na "Categoria Premium", os topos de gama.
Os 46 produtores presentes a concurso têm apostado nos últimos anos em basear a qualidade das suas produções na utilização de soluções de vanguarda, nomeadamente para protecção das culturas com produtos da BASF, uma área em que a empresa alemã também tem apostado. «Para a BASF a cultura da vinha sempre tem tido um papel preponderante e temos desenvolvido e lançado no mercado nos últimos anos importantes soluções para garantir aos viticultores uma protecção total e sustentável das suas vinhas», afirmou Andrés Monroy, Diretor Geral da BASF em Portugal, ao mariajoaodealmeida.com.
A aposta da BASF Portuguesa em posicionar-se como um aliado de excelência da viticultura nacional tem vindo a nortear a sua actuação desde o início da actividade no nosso país, sendo o conceito "365DOC - Pelas Vinhas de Portugal", a materialização desta aposta. Lançado em 2009, este projecto faz confluir a tecnologia mais avançada, a investigação e a inovação no domínio da protecção das plantas com as cada vez mais numerosas exigências a que está sujeita a viticultura profissional.
No concurso de hoje, em que participam viticultores aderentes ao projecto 365DOC, a BASF Portuguesa pretende, a par de um balanço do caminho percorrido, premiar a qualidade através da promoção e divulgação dos vinhos vencedores nas diferentes categorias. «O evento Nectar DiVino materializa este objectivo e os vencedores terão a oportunidade de comercializar os seus vinhos na garrafeira da BASF na Alemanha, que é uma das mais conceituadas e conhecidas nesse país. Deste modo mostramos assim mais uma vez que BASF acredita e apoia os viticultores e os vinhos Portugueses», concluiu o responsável.
Na "Categoria Base" e na "Categoria Premium" serão aceites vinhos verdes e vinhos brancos e tintos maduros. Os dois concursos vão decorrer em paralelo e, no final, além de prémios destinados a aumentar a visibilidade das marcas distinguidas, os vencedores irão viajar com a BASF até à Alemanha, em Ludwigshafen . Vão ainda visitar a Garrafeira BASF, a mais importante daquele país, onde vão ter a oportunidade de verem os seus vinhos ao lado das melhores marcas de Bordéus, Borgonha, Reno e Novo Mundo. Além disso, terão outra distinção: o vinho vencedor da "Categoria Base" será o ‘Vinho do Mês' e o vencedor da "Categoria Premium" será comercializado e será inserido no catálogo da Garrafeiras BASF.
Fonte: http://www.mariajoaodealmeida.com / Elisabete Maia
Contactos IVV
Rua Mouzinho da Silveira, 5
1250-165 LISBOA
Telefone: 21 350 67 00
Email: ivv@ivv.gov.pt
Centro de Apoio Técnico (CAT)
Telefone: 21 350 67 77
Email: apoio@ivv.gov.pt
Horários
Período normal de funcionamento: entre as 8h00 e as 20h00, nos dias úteis
Períodos de atendimento ao público: Receção, das 8h00 às 18h00
Centro de Apoio Técnico (CAT), das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h30
Nos restantes serviços, das 9h30 às 12h00 e das 14h00 às 16h30