As vendas de caixas das Top 100 Marcas de Vinho Premium nos EUA vedadas com cortiça aumentaram 7,7 por cento durante quatro semanas a terminar em 17 Setembro de 2011, se comparadas com o ano anterior.
Durante o mesmo período, a venda das Top 100 Marcas vedadas com vedantes alternativos caíram 11,9 por cento. Os resultados são dados de um estudo da A.C.Nielsen e promovido pelo Cork Quality Council (Conselho para a Qualidade da Cortiça).
Como resultado, os vinhos vedados com cortiça corresponderam a 61 por cento das caixas das Top 100 Marcas de Vinho Premium naquele país, comparado com 56 por cento de há um ano atrás. As Top 100 Marcas correspondem a 55 por cento de todo o vinho engarrafado em embalagens de 750 ml produzido nos Estados Unidos.
"Este é o sexto estudo consecutivo a mostrar um forte aumento da venda de vinho vedado com cortiça," diz Peter Weber, director executivo do Cork Quality Council. "Com a melhoria na qualidade da cortiça, a inabalável preferência do consumidor pela cortiça natural e os problemas que têm surgido com os vedantes alternativos, um crescente número de caves nos EUA tem vindo a escolher a cortiça", refere.
Adicionalmente, o número de variedades de vinho vedadas com cortiça aumentou 5,5 por cento, para 668. Em contraste, o número de variedades vedadas com vedantes alternativos caiu 15,4 por cento, para 269.
Os vedantes alternativos têm dominado nos vinhos de menor valor, no entanto, no período mais recente, as rolhas de cortiça melhoraram de 44 por cento para 50 por cento na categoria de $6-$9 (4€-6,5€). A venda de vinhos vedados com cortiça aumentou também de 58 por cento para 60 por cento na categoria de preço $9-$12 (6,5€-8,5€).
O estudo do CQC centrou-se nas Top 100 Marcas de Vinho com um preço superior a $6 (4€) por garrafa de 750 ml, foi limitado a vendas de supermercado e não inclui as vendas de lojas de vinho mais pequenas. As Top 100 Marcas incluem a maioria das marcas de vinho que usam vedantes alternativos.
Baseado em Napa, Califórnia, o CQC é uma organização sem fins lucrativos, fundada para promover e educar as caves e os consumidores para a questão da cortiça, assim como assegurar a melhoria na qualidade dos procedimentos das indústrias do vinho e da cortiça. Registe-se, ainda, que o CQC está a trabalhar com a Associação Portuguesa da Cortiça numa campanha chamada 100% Cork (www.100percentcork.org) e que visa educar os consumidores de vinho acerca das vantagens ambientais, técnicas e sociais da cortiça natural.
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