Início\ Informação \ Notícias
Vinhos: David Lopes Ramos homenageado no Porto
O Oporto Wine Tourism Forum, que durante dois dias juntou 20 especialistas internacionais em enoturismo, terminou na quinta-feira com um almoço de homenagem ao jornalista e crítico gastronómico David Lopes Ramos, que faleceu este ano.

David Lopes Ramos que trabalhou até ao fim para o jornal PÚBLICO, onde prestou serviço durante 21 anos consecutivos, foi ali recordado precisamente como "figura ímpar" no jornalismo tanto de gastronomia como de vinhos.

No final dos trabalhos do Oporto Wine Tourism Forum, os especialistas presentes concordaram que "o turismo associado ao vinho e à gastronomia é um nicho de mercado em clara expansão".

Mas para se tornar ainda mais rentável e atrativo "necessita de uma oferta mais estruturada e capaz de associar produtos complementares à produção vitivinícola e à restauração".

A iniciativa alertou, ainda, para a "importância de um trabalho conjunto - envolvendo entidades públicas, incluindo municípios, e privadas - de forma a melhor estruturar, segmentar e organizar a oferta turística", nomeadamente, em termos de alojamento, programas paralelos de animação e qualificação de recursos humanos.

No que toca ao Douro, um destino enoturístico relativamente recente, a aposta deverá centrar-se numa "maior articulação e complementaridade da oferta".

O Oporto Wine Tourism Forum apresentou exemplos de outras realidades enoturísticas do mundo e procurou também lançar perspetivas e tendências nesta área.

Os trabalhos concluíram que "o setor é hoje sinónimo de entretenimento e experiência sensorial e as motivações que levam os visitantes a optar por determinadas regiões não se esgotam apenas na possibilidade de provar vinhos".

O "Oporto Wine Tourism Forum" foi organizado pela Associação Comercial do Porto, tendo sido co-financiado pelo programa comunitário ON.2 - O Novo Norte e produzido pela Essência do Vinho.

 

Fonte: Lusa/AYM.