Segundo José Arruda, secretário-geral da Associação de Municípios Produtores de Vinho (AMPV), esta será a primeira edição de uma iniciativa que visa promover, sobretudo além-fronteiras, um "produto de excelência".
Esta iniciativa surge na sequência das cidades nacionais do vinho, que a AMPV tem vindo a promover nos últimos três anos, contemplando Palmela, Beja e, este ano, Viana do Castelo.
"Como se pode ver, estas três cidades estão agora na corrida para Cidade Europeia do Vinho, o que significa que concluíram que vale a pena, pela promoção que o título proporciona", disse, à Lusa, José Arruda.
Neste primeiro ano, a capital fica em Portugal, rodando depois por cada um dos países que integram a Rede Europeia das Cidades do Vinho, estando já definido que a próxima capital ficará em Espanha.
"É uma oportunidade ímpar de promoção para o país e, de forma especial, para a cidade escolhida", acrescentou José Arruda.
O responsável falava em Barcelos, durante a conferência "Novo modelo de gestão para as rotas do vinho nacional", promovida pela AMPV.
Criada em 2007, esta associação elegeu como objetivo prioritário a reativação das rotas do vinho.
"A maior parte delas estava inativa", referiu Arruda.
Foi criado um grupo de trabalho, para elaborar um manual de boas práticas para as rotas e fundar um clube que vai fazer a sua promoção "integrada num todo", incluindo municípios, museus, restauração, hotelaria e turismo.
"No passado, quando criaram rotas, foi só com produtores de vinho e a única coisa que as pessoas faziam era visitar adegas. Isso hoje no conceito europeu não faz sentido. As pessoas querem visitar adegas mas também comer num bom restaurante, dormir num bom hotel, visitar museus", acrescentou.
Neste momento, há 17 rotas de vinho em Portugal.
Fonte: Lusa/VCP
Contactos IVV
Rua Mouzinho da Silveira, 5
1250-165 LISBOA
Telefone: 21 350 67 00
Email: ivv@ivv.gov.pt
Centro de Apoio Técnico (CAT)
Telefone: 21 350 67 77
Email: apoio@ivv.gov.pt
Horários
Período normal de funcionamento: entre as 8h00 e as 20h00, nos dias úteis
Períodos de atendimento ao público: Receção, das 8h00 às 18h00
Centro de Apoio Técnico (CAT), das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h30
Nos restantes serviços, das 9h30 às 12h00 e das 14h00 às 16h30