Início\ Informação \ Notícias
Cooperativas de Bordeaux poderão ser reduzidas
As cooperativas de vinho Bordeaux estão a ver como reduzir drasticamente a sua oferta numa tentativa de impulsionar as vendas e produtividade.

No âmbito da iniciativa "Plano Bordeaux Demain" (Bordeaux Amanhã), as 24 cooperativas de vinho Bordeaux, Bordeaux Superieur e o Cotes de Bordeaux serão reunidas em cinco grupos em 2016. 

Stéphane Heraud, Presidente da Vignerons de Tutiac em Blaye, disse ao Decanter.com, que «hoje existem 33 cooperativas das nossas denominações, com nove já agrupadas para vender os seus produtos, no total são 24 entidades diferentes. «Precisamos que isto se torne muito mais simplificado para garantir que a qualidade e a apresentação do vinho esteja bom para o consumidor e para garantir que ele chegue ao mercado de forma harmoniosa e eficiente.»

Este plano afectaria 2000 enólogos, incluindo 40% daqueles que a garrafa está sob o AOC Bordeaux e 25.000 hectares de videiras. Após várias auditorias, o resultado mais provável será agrupar as cooperativas em cinco: Caves de Rouauzan, Univitis, União L'Guyenne, Les Vignerons de Tutiac e U2VBA (União Vin de Bordeaux et Vignobles et d'Aquitaine). O estilo de vinho que todos procuram fazer será agrupado a maior parte dentro do 'Fun', categoria de Bordeaux Demain Plano, o que significa serem vendidas entre 2 e 6 € por garrafa.

Os vinhos 'Basic' vendidos abaixo de 2€ por garrafa destinam-se a ser eliminados desta categoria. «Inevitavelmente, haverá alguma resistência aos planos, e não podemos forçar os membros a cumprir. Mas precisámos encarar a realidade e modernizar os nossos vinhos e a forma como empacotá-los e vendê-los aos consumidores« finalizou Heraud.

 

Fonte: http://www.mariajoaodealmeida.com /Elisabete Maia