A ideia foi das mais corroboradas por um grupo internacional de 16 sommeliers que, esta terça-feira, no Palácio da Bolsa, no Porto, participou numa mesa-redonda a convite da ViniPortugal. Maioritariamente europeus, os sommeliers enalteceram a multiplicidade de castas portuguesas, a história e o património que a produção de vinho tem em Portugal e o excelente potencial gastronómico mas, em simultâneo, alertaram para a necessidade de uma promoção externa mais efetiva, incluindo ações de formação junto de sommeliers e de distribuidores dos diferentes mercados.
"Não me interessa um Cabernet ou um Syrah português. O que me interessa são os blends ou os monovarietais de castas portuguesas. Um Syrah português pode ser interessante, mas não passa disso. Falta-lhe identidade, falta-lhe a noção de terroir. A diversidade varietal deve ser preservada e valorizada", alertou Olivier Poussier, sommelier chefe do grupo francês Lenôtre e eleito em 2000 "Melhor Sommelier do Mundo".
O único elemento português deste grupo, João Pires, "Master Sommelier", responsável máximo pelos vinhos do londrino "Dinner" de Heston Blumenthal e colaborador da WINE - A Essência do Vinho , focou-se na necessidade da promoção. "No Reino Unido, os vinhos portugueses disponíveis nas grandes superfícies são de qualidade questionável. E muitas vezes apenas, apenas encontramos vinhos portugueses nas prateleiras de... Espanha!", começou por considerar, salientando que "os vinhos portugueses no Reino Unido não têm má imagem; simplesmente, não têm imagem". João Pires defende, por isso, "mais formação e uma aposta na identificação cultural", até porque entende que "os consumidores estão a ficar fartos de vinhos fáceis".
Fonte: Revista Wine - A Essência do Vinho
Contactos IVV
Rua Mouzinho da Silveira, 5
1250-165 LISBOA
Telefone: 21 350 67 00
Email: ivv@ivv.gov.pt
Centro de Apoio Técnico (CAT)
Telefone: 21 350 67 77
Email: apoio@ivv.gov.pt
Horários
Período normal de funcionamento: entre as 8h00 e as 20h00, nos dias úteis
Períodos de atendimento ao público: Receção, das 8h00 às 18h00
Centro de Apoio Técnico (CAT), das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h30
Nos restantes serviços, das 9h30 às 12h00 e das 14h00 às 16h30