Início\ Informação \ Notícias
O melhor espumante francês em Itália
Levantar o véu do mundo do champanhe, contar a história, os tempos e as suas múltiplas facetas no copo, é o que pretende o Grandi Champagne 2012, um guia sobre o melhor espumante francês em Itália e que já está à venda naquele país

Os protagonistas são os mais de 220 rótulos anotados, analisados e expostos com as opiniões expressas ao pormenor.

O novo projecto é filho de uma boa equipa: Alberto Lupetti é o curador, assistido por Alessandro Scorsone (conhecido Sommelier) Federico Angelini (empresário), Bush Luke (proprietário do restaurante Settembrini), Daniel Tagliaferri (enoteca Achilli ) e o paladar feminino de Sara Vani. 

Para facilitar a leitura o guia apresenta-se subdividido de acordo com categorias de uso, incluindo aperitivo, refeição, ou de puro prazer, de forma a destacar o poder da segunda palavra francesa mais conhecida no mundo depois de Paris: Champanhe. Em conclusão, os autores fizeram ainda a selecção de muitos dos mitos ao redor desta bebida mundialmente conhecida.   

A linguagem utilizada é acessível tanto quanto o preço de capa (12,€). Apresenta conhecimentos históricos ricos, entrevistas com responsáveis de adegas, glossários, anedotas e combinações como, por exemplo, champanhe com caviar, com queijo Parmigiano-Reggiano, peixe, carne (especialmente na presença de Pinot Meunier e Pinot Noir) e com carnes curadas. São ainda referenciados champanhes de colheitas especiais que ainda podem ser encontrados em cartas de vinhos de restaurantes italianos.   

Frescura, complexidade e elegância são a celebração da versatilidade do Champanhe. O espírito não é o de uma equipa de técnicos, mas a de um grupo de amigos e especialistas que não têm medo de falar demais e entrar no jogo: o champanhe é mais prazer do que partilha.

 

 

Fonte: http://www.mariajoaodealmeida.com / Elisabete Maia