Início\ Informação \ Notícias
Vinhos: Empresa de Borba já exporta 40 por cento e quer aumentar vendas para a China
A empresa produtora de vinho Marcolino Sêbo, de Borba, que já exporta 40 por cento do volume de vendas, pretende em 2012 aumentar as exportações, sobretudo para a China, disse hoje um dos administradores.

Em declarações à Agência Lusa, Luís Sêbo, da administração da empresa, referiu que a estratégia para aumentar as exportações, para além da aposta no mercado chinês, passa também pelo crescimento de vendas para outros mercados integrados na lista de exportação da empresa.

A empresa, segundo o responsável, já exporta para Angola, Estados Unidos, China, França, Alemanha, Noruega, Luxemburgo, Suíça, Brasil, Bélgica, Canadá e Suécia.

Luís Sêbo adiantou que a empresa alentejana, que tem como enólogo Jorge Santos, aumentou significativamente, este ano, as exportações para o Canadá, Brasil e Estados Unidos.

Em Portugal, para além do Alentejo, a zona centro e o Algarve são os principais destinos da produção desta empresa vitivinícola, cujos vinhos têm sido distinguidos com prémios a nível nacional e internacional.

Este ano, os vinhos tintos Visconde de Borba Reserva 2008 e o QP Colheita Selecionada de 2009 ganharam ambos medalhas de ouro no concurso "Vinalies Internationales", em Paris, França.

Também este ano, no "Challenge International du Vin", em Bruxelas, Bélgica, o Visconde de Borba Reserva 2008, ganhou uma medalha de prata e o Infinitae Reserva, uma marca de exportação, com um parceiro, mais destinada ao mercado da China, conquistou uma medalha de ouro.  

Ainda em 2011, o vinho Infinitae Premium 2009, ganhou uma medalha de ouro, no "China (Guangzhou) International Wine and Spirits Exhibition". 

A Marcolino Sebo produziu este ano 800 mil litros de vinho, 82 por cento tinto, 15 por cento branco e 3 por cento rosé.

A empresa produz os vinhos Visconde de Borba, Monte da Vaqueira e Quinta da Pinheira, um vinho licoroso, uma aguardente vínica velha e uma aguardente bagaceira.

A Marcolino Sêbo possui uma área de 130 hectares de vinha nos concelhos alentejanos de Borba e Estremoz.

A adega, aberta a visitas gratuitas, situada junto às vinhas na Quinta da Pinheira, nos arredores da freguesia de Arcos, concelho de Estremoz, tem uma capacidade de armazenamento de 1,5 milhões de litros de vinho.

A empresa produz também o azeite Visconde de Borba, virgem extra, com uma produção anual que ronda os 20 mil litros, exportando uma pequena percentagem para a Suíça, Alemanha, Angola e Canadá, tendo também iniciado este ano a exportação para a China, embora numa fase experimental.

A Marcolino Sêbo possui 30 hectares de olival na Quinta da Pinheira, concelho de Estremoz, e na herdade do Estevalinho, em Rio de Moinhos, concelho de Borba, e vai começar a comercializar azeitona de conserva.

Luís Sebo indicou ainda que a produção de azeite na empresa vai aumentar em 2012 em resultado da plantação de 40 hectares de olival na herdade da Pacheca, concelho de Estremoz.

O volume de negócios da empresa deve atingir, este ano, dois milhões de euros.

 

 Fonte: Lusa/TCA.