Início\ Informação \ Notícias
Consumidores não distinguem vinhos baratos dos caros
Um estudo recente elaborado pela Universidade de Hertfordshire durante o último Festival de Ciência, em Edimburgo, na Escócia sugeriu que vinho caro é desperdício, já que o consumidor não nota a diferença.

Os vinhos foram provados às cegas por 578 pessoas e só metade dos casos conseguiram identificar quais eram os vinhos caros e quais eram os mais baratos. 

As «cobaias» do estudo degustaram diversos vinhos tintos e brancos com preços menores a 6€ e outras de preços superiores a 12€ e 35€. Na degustação, também havia garrafas de Champagne entre os 20€ e os 35€. Os participantes apenas tinham de distinguir os vinhos mais baratos dos mais caros, tendo assim 50% de hipótese de acertar. Foi isso mesmo que sucedeu, já que só metade conseguiu fazer a distinção entre os vinhos.

Para a equipa de investigação da Universidade de Hertfordshire, a conclusão é que muitas pessoas não conseguem perceber que tipos de vinho estão a beber, correndo assim o risco de estar a pagar mais caro apenas pelo rótulo. «Estes resultados são impressionantes. As pessoas não conseguiram notar a diferença entre vinhos caros e baratos. Neste momento de dificuldades financeiras a mensagem é clara: os vinhos baratos que testamos tinham um gosto tão bom quanto as garrafas caras», afirmou o psicólogo Richard Wiseman, que conduziu o estudo.

 

Fonte: http://www.mariajoaodealmeida.com