Início\ Informação \ Notícias
Açores com um dos melhores laboratórios de enologia
Inaugurado em Outubro deste ano, o Laboratório Regional de Enologia, na ilha do Pico, poderá a curto prazo estar entre os melhores da Europa.

De acordo com Joaquim Pires, Director Regional do Desenvolvimento Agrário dos Açores, o Laboratório Regional de Enologia « é um marco da afirmação da importância da Enologia da Região, um local de apoio enológico para os produtores e produção vitivinícola nas ilhas.

Um instrumento de apoio à certificação dos produtos vitícolas da Região. Uma infraestrutura de apoio à consolidação das marcas e da exportação vitivinícola açoriana, bem como um centro de referência para subcontratação de serviços analíticos a outros laboratórios, nacionais ou internacionais, » salientou ao portal mariajoaodealmeida.clix.pt.    

Trata-se de uma estrutura moderna que vai permitir que os viticultores da região efectuem análises com métodos sofisticados e com elevado rigor. «O LRE-Açores possui neste momento a capacidade de resposta a 12 parâmetros físico-químicos, por métodos clássicos de bancada, e 7 parâmetros por análise de FTIR.

No entanto, com o apetrechamento em curso, o LRE-Açores, enquanto complexo laboratorial caracterizado para uma enologia de futuro, ficará nos próximos 2 meses dotado de equipamentos de: cromatografia gasosa, espetrofotometria de absorção atómica e de espetrofotometria de visível-ultravioleta, equipamentos sofisticados de HPLC, bem como amostradores automáticos que permitirão automatizar os procedimentos laboratoriais que ali se desenvolvem«, concluiu Joaquim Pires.    

O Laboratório Regional de Enologia está dimensionado para a realização de 30 000 parâmetros analíticos anuais, ou seja, três vezes mais do que era feito até agora nos Serviços de Desenvolvimento Agrário da Ilha do Pico.      

 

Fonte: http://www.mariajoaodealmeida.com/ / Elisabete Maia