Lançamento do livro "A Vinha e o Vinho em Portugal- Museus e Espaços Museológicos” do Museu do Vinho do Douro.
Realizou-se, na Sede do Instituto da Vinha e do Vinho, IP, no dia 20, o lançamento do livro bilingue “A Vinha e o Vinho em Portugal – Museus e Espaços Museológicos ” da autoria da Mestre Natália Fauvrelle do Museu do Douro e que contou o apoio do IVV, do Museu do Douro e da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV).

Natália Fauvrelle, licenciada e mestre em História da Arte pela Faculdade de Letras da Univ. do Porto com Pós-Graduação em Museologia, no presente a realizar doutoramento na mesma Universidade sobre o tema da gestão da paisagem cultural do Alto Douro Vinhateiro, é a Coordenadora dos Serviços de Museologia do Museu do Douro.

A obra foi apresentada pela Vice-Presidente do IVV, Dr.ª Edite Azenha, que realçou a importância desta iniciativa integrada na II Feira do Livro do IVV, afirmando estar feliz por esta iniciativa incentivar a sociedade a olhar o vinho na sua vertente cultural. Apresentaram também o livro o Sr. José Arruda, Secretário-geral da AMPV e o Professor Doutor João Brigola, Director do Instituto dos Museus e Conservação.

De acordo com a autora, a publicação reúne os diferentes espaços museológicos associados à cultura da vinha e do vinho e resulta do desafio lançado a museus e outras estruturas museológicas portuguesas no âmbito do I Encontro de Museus da Vinha e do Vinho realizado pelo Museu do Douro em Outubro de 2008. Neste encontro constatou-se que o património é mais extenso do que o suposto e é desconhecido do público, revestindo-se da maior importância a publicação deste roteiro para a divulgação dos Museus e Colecções Portuguesas do Vinho.

A forte tradição vinhateira portuguesa gerou interesse em torno da história e da cultura da vinha e do vinho levando à musealização do património a eles associado com o apoio dos municípios, vitivinicultores e associações de desenvolvimento e promovendo assim uma importante faceta da cultura portuguesa junto do público. Existem ainda colecções pertencentes a particulares que abrem as suas portas para dar a conhecer o seu património e que não são consideradas Museus e esta obra quis preservar esta diversidade de património, numa vertente de Enoturismo. O resultado obtido é uma perspectiva bastante alargada dos diferentes projectos e colecções das diversas regiões vitivinícolas.

O Professor Doutor João Brigola salientou que o roteiro vem ao encontro das características do turista qualificado que quer criar a sua própria viagem e incluir nela aquilo que mais lhe interessa tendo o Sr. José Arruda referido a importância destes museus para os territórios como elementos fundamentais para o relançar de um novo conceito das rotas do vinho de Portugal em que os museus, pela sua importância ímpar devem estar integrados, não só como parceiros mas sobretudo como dinamizadores e divulgadores das tradições e costumes regionais.

Esta panorâmica do mundo dos museus e núcleos dedicados à cultura do vinho também pretende ser mais um passo para a concretização de uma rede nacional de museus do vinho, devidamente orientada de forma a permitir um intercâmbio de ideias e projectos nesta área.