Início\ Informação \ Notícias
Vendas de vinho baixam em volume
Os números mais recentes da Wine and Spirit Trade Association mostram que as vendas de vinho baixaram 3% em volume nos últimos 12 meses, até 26 de Novembro e registou-se uma queda de 4% em relação ao último trimestre.

As vendas por valor aumentaram até 3% ao ano, mas a análise atribui este aumento substancial ao impacto combinado de aumentos de impostos especiais de consumo e do IVA, diz fonte da WSTA. Este é o resultado de um relatório do mercado da WSTA baseado em dados de principais fontes independentes, incluindo a Nielsen e CGA Strategy , com análise de Tim Wilson, autor do Wilson Drinks Report. O relatório revela ainda que ao mesmo tempo, as vendas de vinho espumante aumentaram até 2%. Outras bebidas, como cidra e bebidas espirituais também apresentaram bons resultados. Em pubs, bares e restaurantes as vendas de vinho caíram 6% em volume, enquanto os vinhos espumantes aumentaram até 2%. Ambos os sectores têm aumentado em valor, com vinho a registar um aumento de 9% e espumantes até 8%.

O chefe executivo da WSTA, Jeremy Beadles prevê um futuro sombrio para o comércio de bebidas.«Todos os sinais apontam que os consumidores vão cortar em gastos e todo o crescimento em valor é em grande parte devido ao impacto dos aumentos deste ano fiscal», disse. «Enquanto algumas categorias, incluindo vinho espumante, estão contrariar a tendência, a perspectiva de um aumento de impostos acima da inflação anunciado em Março não alegrou em nada os consumidores ou o comércio», concluiu.      

 

Fonte: http://www.mariajoaodealmeida.comElisabete Maia