Início\ Informação \ Notícias
Americanos celebram Dia do Vinho do Porto a 27 de janeiro
O Centro para as Origens do Vinho celebra a 27 de janeiro o Dia do Vinho do Porto, nos Estados Unidos (EUA), para proteger a denominação de origem deste produto proveniente da Região Demarcada do Douro.

Este centro, sedeado em Washington, foi fundado pelo Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) e a região de Champagne para informar e divulgar sobre as denominações de origem em risco de cópia nos EUA.

Entre janeiro e novembro foram vendidas 360 mil caixas de nove litros de vinho do Porto para a América, o que representa um acréscimo de 3,2 por cento relativamente a igual período do ano passado. O volume de negócios para este país atingiu 24 milhões de euros, mais 5,4 por cento do que no ano anterior.

O Dia do Vinho do Porto pretende celebrar o "genuíno e único vinho" que provém da Região Demarcada do Douro, alertando os consumidores americanos para a necessidade de proteger a denominação de origem Porto.

"O IVDP apoia esta iniciativa de celebração do vinho do Porto nos EUA. É o país no qual estamos a promover um intenso trabalho de proteção das denominações de origem e onde os consumidores começam a estar sensibilizados para a importância da proveniência dos vinhos", afirmou hoje, em comunicado, o presidente do instituto público, Manuel de Novaes Cabral.

Esta iniciativa vem reforçar o trabalho de proteção que o IVDP tem vindo a desenvolver através do Center for Wine Origins e que começa a influenciar os norte-americanos.

Um estudo recente concluiu que os consumidores dos EUA estão preocupados com os plágios e com a defesa da denominação de origem.
Esta conclusão resultou de um inquérito online, feito junto de 1.000 americanos que compram, no mínimo, três garrafas por mês.

Cerca de 79 por cento dos inquiridos considerou que a região de onde é proveniente o vinho é um importante fator no momento da compra e 75 por cento reconheceu que deixaria de comprar determinado vinho que dissesse que era de determinada região de origem (como Porto) e que, afinal, não o fosse.

Oitenta e quatro por cento dos inquiridos defendeu que a região de origem é de extrema importância para a qualidade do vinho, 96 por cento dos americanos disse ainda que os consumidores devem saber a localização das vinhas e 98 por cento defendeu que se devem estabelecer parâmetros mundiais que atestem, de facto, a localização das uvas e dos vinhos.

Os consumidores podem participar no Dia do Vinho do Porto, através de várias redes sociais como blogues, twitter, facebook, partilhando opiniões e sugestões acerca deste produto.

Em simultâneo, o centro lançou um concurso para encorajar os consumidores americanos a fotografar os seus vinhos do Porto favoritos.

O Centro para as Origens do Vinho foi fundado em agosto de 2005 e promove a informação e educação do consumidor sobre as origens de um vinho, defendendo práticas de rotulagem claras e inequívocas que ajudem na hora de escolher um vinho.


Fonte: Lusa/PLI.