Início\ Informação \ Notícias
Vinhos: Produtores do Tejo querem contrariar desconhecimento dos consumidores
A Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo) quer contrariar o desconhecimento e ideias preconcebidas sobre o vinho e decidiu organizar cursos para formar os consumidores, "ajudando-os a retirar o máximo partido deste produto".

Os Vinhos do Tejo afirmam-se "preocupados com o elevado número de consumidores que desconhece os vinhos que bebe". Tradicionalmente, o vinho era consumido "como qualquer outro produto cultivado nas terras" portuguesas, sem que houvesse a necessidade de "o conhecer verdadeiramente", considera a CVR Tejo.

"Por ser uma herança cultural e por ser fruto de árduo trabalho, o vinho é um produto demasiado digno e não deve ser consumido de uma maneira inconsciente, mas antes com sabedoria e conhecimento", afirma o presidente dos Vinhos do Tejo, José Pinto Gaspar.

O responsável alerta que subsistem hoje muitas "ideias preconcebidas e dúvidas" dos consumidores principiantes: "É habitual terem uma ideia errada sobre as temperaturas a que o vinho deve ser bebido e há até quem tenha a ideia de que o vinho branco não é 'vinho', mas, por outro lado, demonstram, com frequência, uma grande curiosidade em saber, por exemplo, como pegar corretamente no copo ou como relacionar os vinhos com as iguarias", descreve o presidente da CVR Tejo.

No entanto, José Pinto Gaspar observa que se tem assistido recentemente a alguma mudança desta realidade. 

"Hoje as mentalidades já são diferentes e, cada vez mais, o consumidor gosta de saber o que está a beber, sendo que muitas vezes esse é o tema de conversa à mesa, pois quando se trata de um bom vinho há muito que contar sobre o que está dentro da garrafa", sustenta.

O primeiro curso, de nível I, decorre nas instalações da CVR Tejo, em Santarém, no próximo dia 21, das 10:00 às 14:00, estando já previstas a realização de mais cursos de iniciação e de nível II.

 


Fonte: Lusa/JH.