Início\ Informação \ Notícias
Gastrononomia: Tavares Rico, Largo do Paço, Poivron Rouge, Egoísta, DOP e A Escola vencem Concurso Vinhos Verdes
Os restaurantes Tavares Rico, de Lisboa, Largo do Paço, de Amarante, Egoísta, da Póvoa de Varzim, Poivron Rouge e DOP, ambos do Porto, e A Escola, de Alcácer do Sal, venceram o quarto Concurso Vinhos Verdes & Gastronomia.

Os cinco primeiros restaurantes triunfaram na categoria de cozinha de autor, o A Escola impôs-se na categoria de cozinha tradicional e todos receberão esta noite a medalha de ouro deste concurso organizado pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV).

Sete outros restaurantes foram distinguidos com a medalha de prata, um dos quais na categoria de cozinha regional minhota, lançada pela primeira vez este ano, e dois receberão a medalha de bronze durante a cerimónia de entrega de prémios que evain decorrer esta noite, no Palácio do Freixo, no Porto.

A cerimónia inclui um jantar composto por cinco pratos confecionados pelos restaurantes vencedores.

A CVRVV considera que "o Concurso Vinhos Verdes & Gastronomia é, cada vez mais, uma aposta ganha" e assinala que, com quatro edições realizadas, "a iniciativa conta com a participação dos melhores restaurantes portugueses, de norte a sul do país, alguns dos quais classificados com uma estrela no famoso Guia Internacional Michelin".

O Tavares Rico e o Largo do Paço estão entre os que têm uma estrela Michelin.

Neste concurso participaram "mais de 30 restaurantes" do país inteiro, de acordo com a CVRVV.

"O objetivo de premiar as melhores harmonizações gastronómicas com Vinho Verde é reforçar a presença de um vinho fresco, leve e com baixo teor alcoólico nas cartas de vinhos dos restaurantes nacionais" e incentivar os chefes a criar pratos adequados ao perfil único deste vinho.

Participaram "mais de 30 restaurantes" do país inteiro, disse à Agência Lusa fonte da CVRVV O concurso promovido pela CVRVV decorreu de maio a novembro de 2011 e do júri fizeram parte João Geirinhas, da Revista de Vinhos, chefe Marco Gomes, do Restaurante Foz Velha, no Porto, Agostinho Peixoto, da Associação Portuguesa de Turismo de Portugal, e Bruno Almeida, enólogo da CVRVV.

Os restaurantes premiados comprometem-se a manter na carta as ementas vencedoras no Concurso Vinhos Verdes & Gastronomia durante pelo menos um mês, a partir da data da divulgação dos resultados.

A CVRVV, por seu lado, incluirá os restaurantes e ementas galardoados no Guia Gastronómico dos Vinhos Verdes deste ano

 

Fonte: Lusa/AYM.