Início\ Informação \ Notícias
Moscatel Roxo 2003 da Colecção Privada Domingos Soares Franco
No passado dia 3 de Fevereiro realizou-se uma prova de harmonização entre vinhos generosos portugueses e "O Melhor Bolo de Chocolate do Mundo", no restaurante Bocca, em Lisboa.

Esta prova foi organizada pelo projecto Harmonias ComProvadas que pretende reunir em livro cerca de 50 provas de harmonização entre vinhos e pratos tradicionais portugueses. Nesta prova estiveram representados Vinhos do Porto, Moscatel de Setúbal entre outros vinhos de sobremesa.

Um júri de 22 pessoas, entre jornalistas, profissionais do sector dos vinhos e restauração e consumidores, elegeram o Colecção Privada Domingos Soares Franco Moscatel Roxo 2003 como o melhor vinho para acompanhar "O Melhor Bolo de Chocolate do Mundo".

Colecção Privada DSF Moscatel Roxo 2003

A colheita de 2003 permitiu a Domingos Soares Franco apresentar, no âmbito da sua Colecção Privada, um vinho generoso produzido a partir da uva Moscatel na sua versão rosada: o Moscatel Roxo. Trata-se de uma uva bastante rara, que chegou a correr risco de extinção. Apesar de se poder considerar similar à sua homónima branca, a sua aparência é bem diferente em virtude da sua cor roxa.

Notas de Prova:

Cor: Topázio carregado com algum vermelho

Aroma: Muito delicado, figos secos, alperce, litchis e avelãs

Paladar: Frutado, macio, elegante com boa acidez

Final de Prova: Muito longo

Vinificação: Paragem da fermentação com aguardente vínica, ficando as películas em maceração durante 4 meses

Engarrafamento: Maio 2011

Modo de Servir: Como aperitivo a uma temperatura de 10ºC ou, a 16ºC como vinho de sobremesa. Sendo um vinho não filtrado pode estar sujeito a turvação.