Início\ Informação \ Notícias
Madeira: Mercado japonês de vinho vale 1.3 ME
O mercado japonês de vinho Madeira vale 1,3 milhões de euros, tendo mantido o mesmo número de litros exportados em 2011 mas subindo "em qualidade 14 por cento", revelou hoje o executivo.

"As exportações do vinho Madeira para o Japão, em 2011, cresceram em valor 14 por cento relativamente a 2010, mas em valor, porque em termos de quantidade foi basicamente igual, o que quer dizer que estão a preferir produtos de maior valor acrescentado e de maior qualidade", reconheceu o Secretário Regional do Ambiente e Recursos Naturais no final de uma recepção a cinco jornalistas japoneses que se encontram na região.

O mercado japonês é o maior fora do círculo da Europa e representou a exportação de 220 mil litros de vinho Madeira e em que o preço médio por litro é superior à média.

Numa altura de crise, o responsável considerou que a afirmação económica da região "passa essencialmente pela produção em qualidade" da qual ações como esta permitem incrementos a todo o nível.

"Aumentamos as exportações, aumentamos as vendas e aumentando as vendas dinamizamos o sector e distribuir mais dinheiro aos produtores", sintetizou.

Os cinco profissionais da comunicação social japonesa incluem Yoshiko Akehi, uma jornalista/escritora que, de acordo com uma nota da Secretaria, é "reconhecida no trade vínico japonês, tendo inclusive já publicado um livro no Japão, dedicado aos melhores vinhos fortificados do mundo no qual se inclui, um interessante capitulo sobre o vinho Madeira".

Dados do Instituto do Vinho Bordado e Artesanato da Madeira, revelam um aumento de 19 por cento na quantidade comercializada na região de vinho Madeira, que passou de 310.503 litros até 31 de outubro de 2010 para 368.279 no período homólogo deste ano.

Um mercado que vale 2,5 milhões de euros.

 

Fonte: Lusa/JYCA