Início\ Informação \ Notícias
Promotores do Sisab lançam cinco novas feiras setoriais de produtos e marcas portugueses

Os organizadores do Sisab - Salão Internacional do Vinho, Pescado e Agroalimentar, cuja 17.ª edição decorre de segunda a quarta-feira, vão criar cinco novas feiras setoriais também exclusivamente dirigidas a marcas e produtos portugueses e importadores internacionais.

Segundo adiantou à agência Lusa Carlos Morais, diretor do Sisab, o objetivo é responder à imperiosa necessidade de exportar sentida hoje por todas as empresas portuguesas, que "precisam de mais eventos para escoar toda a sua produção".

Determinados a "lutar contra o provincianismo daqueles que fazem feiras no estrangeiro, tornando assim Portugal periférico", os promotores do Sisab - a empresa privada portuguesa Mundiventos - criaram a 'holding' "Portugal Centro do Mundo" que, este ano, vai promover em vários pontos do país seis eventos exclusivamente dirigidos a expositores de marcas e produtos portugueses e a importadores internacionais.

Ao Sisab Portugal 2012 - Salão Internacional do Vinho, Pescado e Agroalimentar, que decorre na próxima semana, seguir-se-á, de 24 a 26 de setembro, o Sisab Green, especializado nos produtos da terra, 'gourmet', florestas e seus derivados.

"O Sisab de fevereiro é o do produto transformado e o de setembro é o do produto 'gourmet' e de excelência", explicou Carlos Morais, garantindo haver já "cerca de 100 entidades que manifestaram interesse em estar presentes".

Algumas semanas antes, a 27 de julho, a Portugal Centro do Mundo irá ainda promover a "Expo Mundo Português" que, segundo Carlos Morais, pretende "dar a conhecer ao país a dimensão e o sucesso dos grandes empresários portugueses que estão lá fora".

No início de outubro, será a vez do Salão Internacional do Turismo de Portugal, dedicado à promoção imobiliária, e, em finais do mesmo mês, decorrerá um certame especializado em materiais de construção e de recuperação.

Para o mês de novembro está agendada a feira "Portugal Século XXII", vocacionada para a área da inovação, tecnologia, 'design', moda, moldes e patentes.

"Esta é a resposta da melhor organização do mundo a promover marcas, empresas e produtos de um só país, 100 por cento privada e portuguesa, aos desafios da crise portuguesa e às necessidades atuais das empresas, baseadas na exportação", resumiu à Lusa Carlos Morais.

Destacando o sucesso do Sisab - cujas inscrições estão fechadas há um mês, tendo ficado de fora, "por falta de espaço", 76 expositores que pretendiam estar presentes - o responsável considerou que as "ditas feiras tradicionais, generalistas", estão "em crise", como prova o facto de estarem a cancelar eventos "porque não têm expositores".


Fonte: Lusa / PD