Os organizadores do Sisab - Salão Internacional do Vinho, Pescado e
Agroalimentar, cuja 17.ª edição decorre de segunda a quarta-feira, vão criar
cinco novas feiras setoriais também exclusivamente dirigidas a marcas e produtos
portugueses e importadores internacionais.
Segundo adiantou à agência Lusa
Carlos Morais, diretor do Sisab, o objetivo é responder à imperiosa necessidade
de exportar sentida hoje por todas as empresas portuguesas, que "precisam de
mais eventos para escoar toda a sua produção".
Determinados a "lutar contra o
provincianismo daqueles que fazem feiras no estrangeiro, tornando assim Portugal
periférico", os promotores do Sisab - a empresa privada portuguesa Mundiventos -
criaram a 'holding' "Portugal Centro do Mundo" que, este ano, vai promover em
vários pontos do país seis eventos exclusivamente dirigidos a expositores de
marcas e produtos portugueses e a importadores internacionais.
Ao Sisab
Portugal 2012 - Salão Internacional do Vinho, Pescado e Agroalimentar, que
decorre na próxima semana, seguir-se-á, de 24 a 26 de setembro, o Sisab Green,
especializado nos produtos da terra, 'gourmet', florestas e seus
derivados.
"O Sisab de fevereiro é o do produto transformado e o de setembro
é o do produto 'gourmet' e de excelência", explicou Carlos Morais, garantindo
haver já "cerca de 100 entidades que manifestaram interesse em estar presentes".
Algumas semanas antes, a 27 de julho, a Portugal Centro do Mundo irá ainda
promover a "Expo Mundo Português" que, segundo Carlos Morais, pretende "dar a
conhecer ao país a dimensão e o sucesso dos grandes empresários portugueses que
estão lá fora".
No início de outubro, será a vez do Salão Internacional do
Turismo de Portugal, dedicado à promoção imobiliária, e, em finais do mesmo mês,
decorrerá um certame especializado em materiais de construção e de
recuperação.
Para o mês de novembro está agendada a feira "Portugal Século
XXII", vocacionada para a área da inovação, tecnologia, 'design', moda, moldes e
patentes.
"Esta é a resposta da melhor organização do mundo a promover
marcas, empresas e produtos de um só país, 100 por cento privada e portuguesa,
aos desafios da crise portuguesa e às necessidades atuais das empresas, baseadas
na exportação", resumiu à Lusa Carlos Morais.
Destacando o sucesso do Sisab -
cujas inscrições estão fechadas há um mês, tendo ficado de fora, "por falta de
espaço", 76 expositores que pretendiam estar presentes - o responsável
considerou que as "ditas feiras tradicionais, generalistas", estão "em crise",
como prova o facto de estarem a cancelar eventos "porque não têm
expositores".
Fonte: Lusa / PD
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