Início\ Informação \ Notícias
Exportações: Empresas do Norte e galegas avançam para projeto conjunto de internacionalização
Quarenta empresas do Norte de Portugal e 80 galegas, do setor agroalimentar, vão participar num projeto conjunto de internacionalização, apoiado pela União Europeia, destinado à promoção dos produtos no mercado externo através da Internet.

O projeto "Lan Pymexport" vai ser desenvolvido em rede, durante um ano, por duas entidades portuguesas, com sede em Braga e Vila Real, e por três galegas, de Ourense, Vigo e Lugo.

O pacote financeiro previsto é de 1,5 milhões de euros destinado a ajudar as empresas dos dois países a desenvolver conteúdos digitais que promovam os seus produtos alimentares em plataformas de comércio eletrónico.

André Vieira de Castro, presidente da BIC Minho, uma das entidades promotoras, explicou à Lusa que este projeto vai permitir cruzar experiência, aproveitando metodologias de trabalho.

"Isso vai com certeza permitir criar novas oportunidades e desenvolver negócios", afirmou.

O projeto foi hoje apresentado a algumas dezenas de empresários portugueses e espanhóis que se reuniram em Braga, no âmbito da Agro - Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação.

Nos próximos meses, as empresas aderentes vão poder contar, no âmbito das ferramentas deste projeto, com assistência técnica das entidades promotoras no desenvolvimento e organização de conteúdos digitais. O apoio incluirá formação para conferir aos colaboradores das empresas competências para trabalhar com o mercado externo.

Desta forma, segundo a BIC Minho, os produtos alimentares vão estar presentes de forma organizada em algumas das mais importantes plataformas de comércio eletrónico, às quais recorrem grandes clientes de toda a Europa.

"As nossas pequenas empresas vão poder aceder a plataformas digitais em igualdade com as grandes empresas", explicou também António Ruiz, técnico espanhol responsável pela dinamização do projeto.

No grupo de empresas portuguesas aderentes, a maioria de pequena e média dimensão, encontram-se negócios ligados à produção de fumeiro, carne, vinho, compotas, congelados, massas, produtos lácteos, frutas e legumes.

Para dar escala às propostas comerciais, as empresas vão ser organizadas em grupos, no âmbito dos quais vão ser preparados planos de negócio e catálogos.

A União Europeia comparticipa o projeto com 75 por cento do financiamento.

 


Fonte: Lusa / APM.