O grupo obteve lucros de 4,5 milhões de euros e este ano tenciona "investir cinco milhões em novas instalações" na Quinta do Barões, uma propriedade situada em Vila Nova de Gaia com 100 mil metros quadrados.
"Vamos centralizar aí as nossas linhas de engarrafamento e prestar serviço à Real Companhia Velha" nessa área, anunciou o administrador Adrian Bridge, adiantando que o equipamento "vai estar pronto em Maio".
Com três áreas de negócios distintas, o grupo continua a ter no vinho do Porto o seu principal produto, sendo responsável por quase dois terços das suas receitas.
The Fladgate Partnership, estabelecido em Portugal há 320 anos, apresentou hoje as suas contas de 2011 e o vinho Porto surge destacado em primeiro lugar, com vendas de 54,3 milhões de euros, menos dois por cento, ainda assim, do que em 2010.
A distribuição faturou 20,5 milhões de euros e o turismo 5,7 milhões, neste caso graças, em grande medida, ao The Yeatman Hotel.
Adrian Bridge acredita que a unidade hoteleira, inaugurada há 18 meses, deverá dar os primeiros lucros em 2013, "o que é normal neste tipo de investimento".
Em 2011, o The Yeatman registou prejuízos de quatro milhões de euros devido a amortizações e outros custos.
Bridge salientou que o hotel obteve, entretanto, diversos prémios e o seu restaurante, dirigido pelo chefe Ricardo Costa, conquistou já uma estrela Michelin.
"Recebemos 144 mil pessoas nos nossos centros de visita, que compraram quase um milhão de euros de vinho do Porto e produtos relacionados", disse à Agência Lusa.
A companhia permanece fiel ao vinho do Porto e aposta forte nas categorias especiais (vintage, LBV, colheitas e reservas), responsáveis por 83 por cento das suas vendas.
"Tivemos muito mais lucro este ano (quase o dobro face a 2010), graças as vendas de vinho do Porto de categorias especiais", para o que muito contribuiu o lançamento o vintage de 2009 das três marcas da casa, Taylor's, Fonseca e Croft.
A Inglaterra ainda é "o melhor mercado" deste grupo, seguido dos Estados Unidos e do mercado nacional.
Para este ano, a expetativa é "continuar com o crescimento das categorias especiais, apesar de o consumo de vinho do Porto estar em queda dentro e fora de Portugal A companhia está agora presente em 66 países e planeia abrir cinco novos mercados na América do Sul", como o Peru e a Venezuela.
Com 11 quintas distribuídas pelo Douro, onde "investiu 24,5 milhões na última década", The Fladgate Partnership não tem planos para se lançar também no terreno dos vinhos DOC e pretende continuar conhecido pela sua ligação exclusiva ao vinho do Porto.
"Não há tempo para diversificar os nossos esforços" nessa direção, afirmou Adrian Bridge.
Fonte: Lusa / AYM.
Contactos IVV
Rua Mouzinho da Silveira, 5
1250-165 LISBOA
Telefone: 21 350 67 00
Email: ivv@ivv.gov.pt
Centro de Apoio Técnico (CAT)
Telefone: 21 350 67 77
Email: apoio@ivv.gov.pt
Horários
Período normal de funcionamento: entre as 8h00 e as 20h00, nos dias úteis
Períodos de atendimento ao público: Receção, das 8h00 às 18h00
Centro de Apoio Técnico (CAT), das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h30
Nos restantes serviços, das 9h30 às 12h00 e das 14h00 às 16h30